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dc.contributor.advisorSilberstein, Emília Silveira-
dc.contributor.authorOliveira, Filipe Alves-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Filipe Alves. “Nego eu”: um roteiro de curta-metragem a partir de meditações sobre o ser-negro em meio à colonialidade. 2022. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste no desenvolvimento de um roteiro ficcional de curta-metragem do gênero experimental acerca da experiência existencial e subjetiva do ser enquanto negro inserido na sociedade brasileira contemporânea, estruturada ao longo dos últimos séculos sob a influência dos ideais do projeto colonial eurocêntrico. Para esse propósito, a pesquisa se encarregou de investigar as condições definidas historicamente à categoria de humanidade, a sua relação com o processo de racialização nacional imposto à população negra e alguns efeitos éticos, sociais, psíquicos e semânticos de tal embate. Após o reconhecimento de determinados mecanismos presentes na formação da subjetividade dos indivíduos relegados à outridade, realizou-se ainda o exame do fenômeno cultural representativo como espaço de construção dos sentidos e consolidação de mitos, e possível campo de disputa de significados, propondo uma análise sobre a cristalização fantasiosa da negritude como paradigma estático em sua inferioridade, leitura essa articulada particularmente pelo recorte das masculinidades e dos seus valores. Em associação às descobertas feitas, detalha-se o decurso da criação narrativa em concomitância com a apuração científica. Assim, é apresentada uma interpretação artística acerca das circunstâncias ontológicas e semânticas reservadas ao indivíduo negro na contemporaneidade neoliberal, baseada em reflexões em torno da lógica ambivalente do estereótipo e das contradições intrínsecas à racionalidade humanista constituída a partir do Iluminismo. O roteiro resultante conta a história de Pedro, uma personagem negra, e a sua busca absurda por um propósito de vida em meio a uma compreensão coletiva implicitamente hostil e excludente à sua existência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCurta-metragempt_BR
dc.subject.keywordRoteiros cinematográficospt_BR
dc.subject.keywordNegros no cinemapt_BR
dc.subject.keywordNegros - representaçõespt_BR
dc.title“Nego eu”: um roteiro de curta-metragem a partir de meditações sobre o ser-negro em meio à colonialidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T13:52:18Z-
dc.date.available2023-03-31T13:52:18Z-
dc.date.submitted2022-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34421-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The following work consists of the research for and subsequent development of a screenplay for a fictional short-length film of the experimental genre concerning the existential and subjective experience of the Black being within current Brazilian society, considering it was structured over the past five centuries upon the ideals of the eurocentric colonial project. For such purposes, this research focused on investigating the historically-defined conditions to the category of humanity, their connection with the national racialization process imposed on the Black population, and a variety of ethical, social, psychological, and semantic outcomes of that interrelation. After ascertaining some of the common mechanisms at work in the configuration of the psyche of individuals relegated to the positionality of “Other”, we further examined the cultural phenomenon of representation as a space for the construction of signification and the consolidation of myths, as well as a possible field for the dispute of meanings. An analysis is then proposed around the symbolic rigidity with which the paradigm of Blackness has been pinned to inferiority, articulated through an intersectional dissection of race and sexuality in relation to masculinity and its set values. In the context of the study’s findings, we detail the chosen approach of creating a fictional narrative concurrently with scientific assessment methods. Accordingly, we present an artistic interpretation of the ontological and semantical circumstances unique to the Black individual in neoliberal contemporaneity, inspired by ruminations on the ambivalent internal logic of the stereotype and the contradictions inherent to the post-Enlightenment ideal of humanist rationality. The resulting screenplay tells the story of Pedro, a Black character, in his absurd search for meaning and purpose in the midst of a collective consciousness that is implicitly hostile and exclusionary to his very existence.pt_BR
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