Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34379
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EduardoCalandriniRochaDaCosta_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicativo para medição e análise de qualidade de sinais sem fio de redes celulares
Autor(es): Costa, Eduardo Calandrini Rocha da
Orientador(es): Dias, Ugo Silva
Assunto: Telefonia celular
Processamento de sinais - técnicas digitais
Aplicativos
Data de apresentação: 7-Out-2022
Data de publicação: 29-Mar-2023
Referência: COSTA, Eduardo Calandrini Rocha da. Aplicativo para medição e análise de qualidade de sinais sem fio de redes celulares. 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com a crescente evolução das redes de telefonia móvel, é notável que a aferição de qualidade e funcionalidade dessa redes seja necessária. Diante disso, é viável uma solução de agregação de dados e captura de cenários que se aproximem da realidade do cliente final, que se utiliza dessa rede no seu dia a dia. Neste trabalho é apresentado o desenvolvi mento de um aplicativo Android que é capaz de fazer essas medições com dados referentes à rede de telefonia móvel, juntamente com outras informações disponíveis nos dispositivo celulares, como localização georreferenciada, de modo a permitir a análise de comportamento da rede no âmbito real, permitindo a avaliação da qualidade do sinal oferecido pela operadora de telefonia móvel. Através do aplicativo, o usuário fornece os dados que são salvos em um servidor remoto para posteriores análises, dessa forma, o aplicativo se torna uma solução cooperativa em que os usuários são a fonte geradora de dados.
Abstract: The evolution of mobile phone network is growing, which means that the measurement of quality and functionality of the mobile network is necessary. With that in mind, a viable solution is the collection of data and scenarios that is closer to the final client, who uses this network daily. In this research, a proposed android application that analyzes the actual performance of the cellular network is presented. This application would gather information stored on mobile phones, such as geolocation, and use this data to gain insights into the actual cellular network performance. This crowdsourced data, which is captured by the application, would be saved on a remote server for further processing and analysis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.