Título: | Proposta de intervenção : criação de nova disciplina de Gestão de Projetos em Saúde na modalidade optativa para o currículo do curso de graduação em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília |
Autor(es): | Pereira, Patrícia Paiva |
Orientador(es): | Rattner, Daphne |
Assunto: | Saúde pública Universidade de Brasília (UnB) - Saúde Coletiva Gestão de saúde coletiva Ensino superior - pesquisa |
Data de apresentação: | 29-Nov-2019 |
Data de publicação: | 29-Mar-2023 |
Referência: | PEREIRA, Patrícia Paiva. Proposta de intervenção: criação de nova disciplina de Gestão de Projetos em Saúde na modalidade optativa para o currículo do curso de graduação em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília. 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente plano de intervenção faz uma análise curricular do curso de Saúde Coletiva no
Brasil para conhecer e identificar disciplinas optativas ou obrigatórias que envolvem a temática
de Gestão de Projetos no âmbito da saúde. Para tal, faz se necessário (re)conhecer a trajetória
e os marcos da formalização do curso de graduação em Saúde Coletiva no Brasil. Foram
analisados 21 instituições de ensino brasileiras e os resultados demonstram que, apenas 3
instituições têm disciplinas ligadas à Gestão de Projetos, mas não são voltadas para o campo
da saúde. Por essa razão, este plano de intervenção teve como objetivo suprir essa lacuna na
formação de sanitaristas, por meio da proposta uma nova disciplina, Gestão de Projetos em
Saúde, na modalidade optativa, para integrar o currículo do curso de Saúde Coletiva na
Universidade de Brasília. Uma das vantagens de se adotar esse modelo de gerenciamento de
projetos é a possibilidade de, ao finalizar a disciplina, o estudante estar preparado para o exame
de proficiência que lhe permite receber o certificado de Técnico Certificado em Gerenciamento
de Projetos (Certificação CAPM), abrindo a possibilidade de sua inserção, nessa qualidade, no
mercado de trabalho. |
Abstract: | This intervention plan analyzes the curriculum of the Public Health courses in Brazil to identify
optional or mandatory subjects that involve the Project Management theme in the health field.
For such, it is necessary to know the trajectory and the milestones of the formalization of the
undergraduate course in Public Health in Brazil. We analyzed 21 Brazilian educational
institutions and the results showed that only three institutions offer disciplines related to Project
Management which are not focused on the health field. For this reason, this intervention plan
aimed to fill this gap in the training of future health managers, by proposing a new discipline,
Project Management in Health, in the optional mode, to integrate the curriculum of the Public
Health course at the University of Brasilia. One of the advantages of adopting this project
management model is that, by the end of the course, the students will be prepared for a
proficiency exam that will allow them to receive the title of Certified Project Management
Technician (CAPM Certification), opening the possibility of their insertion, in this capacity, in
the labor market. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.