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dc.contributor.advisorRattner, Daphne-
dc.contributor.authorPereira, Patrícia Paiva-
dc.identifier.citationPEREIRA, Patrícia Paiva. Proposta de intervenção: criação de nova disciplina de Gestão de Projetos em Saúde na modalidade optativa para o currículo do curso de graduação em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília. 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente plano de intervenção faz uma análise curricular do curso de Saúde Coletiva no Brasil para conhecer e identificar disciplinas optativas ou obrigatórias que envolvem a temática de Gestão de Projetos no âmbito da saúde. Para tal, faz se necessário (re)conhecer a trajetória e os marcos da formalização do curso de graduação em Saúde Coletiva no Brasil. Foram analisados 21 instituições de ensino brasileiras e os resultados demonstram que, apenas 3 instituições têm disciplinas ligadas à Gestão de Projetos, mas não são voltadas para o campo da saúde. Por essa razão, este plano de intervenção teve como objetivo suprir essa lacuna na formação de sanitaristas, por meio da proposta uma nova disciplina, Gestão de Projetos em Saúde, na modalidade optativa, para integrar o currículo do curso de Saúde Coletiva na Universidade de Brasília. Uma das vantagens de se adotar esse modelo de gerenciamento de projetos é a possibilidade de, ao finalizar a disciplina, o estudante estar preparado para o exame de proficiência que lhe permite receber o certificado de Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (Certificação CAPM), abrindo a possibilidade de sua inserção, nessa qualidade, no mercado de trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Saúde Coletivapt_BR
dc.subject.keywordGestão de saúde coletivapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - pesquisapt_BR
dc.titleProposta de intervenção : criação de nova disciplina de Gestão de Projetos em Saúde na modalidade optativa para o currículo do curso de graduação em Saúde Coletiva na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T13:30:43Z-
dc.date.available2023-03-29T13:30:43Z-
dc.date.submitted2019-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34368-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This intervention plan analyzes the curriculum of the Public Health courses in Brazil to identify optional or mandatory subjects that involve the Project Management theme in the health field. For such, it is necessary to know the trajectory and the milestones of the formalization of the undergraduate course in Public Health in Brazil. We analyzed 21 Brazilian educational institutions and the results showed that only three institutions offer disciplines related to Project Management which are not focused on the health field. For this reason, this intervention plan aimed to fill this gap in the training of future health managers, by proposing a new discipline, Project Management in Health, in the optional mode, to integrate the curriculum of the Public Health course at the University of Brasilia. One of the advantages of adopting this project management model is that, by the end of the course, the students will be prepared for a proficiency exam that will allow them to receive the title of Certified Project Management Technician (CAPM Certification), opening the possibility of their insertion, in this capacity, in the labor market.pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



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