Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusReinaDeCamargo_tcc.pdf895,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: COVID-19 : uma análise da relação entre o endividamento e risco das empresas listadas na B3 durante a pandemia
Autor(es): Camargo, Matheus Reina de
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Pandemia
Empresas - finanças
Empresas - estrutura de capital
Data de apresentação: 6-Nov-2021
Data de publicação: 28-Mar-2023
Referência: CAMARGO, Matheus Reina de. COVID-19: uma análise da relação entre o endividamento e risco das empresas listadas na B3 durante a pandemia. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Tendo em vista que a pandemia da COVID-19 tem gerado um grande impacto social e econômico, afetando a realidade de muitas empresas brasileiras e trazendo um ambiente de muita incerteza, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar a relação entre a estrutura de capital, no que tange o endividamento, e o risco das empresas listadas na B3 durante a pandemia, a fim de investigar o impacto da COVID-19 no mercado e se a pandemia impactou a relação entre o nível de endividamento das empresas não financeiras com ações negociadas na B3 e o risco dessas empresas. Para tanto, foi necessário definir o que é estrutura de capital e as teorias referentes à mesma e mostrar como o endividamento afeta a construção dessa estrutura. Realizou-se, então, uma pesquisa com 181 empresas listadas na B3, feita através de um modelo econométrico denominado regressão linear com dados em painel e estatísticas descritivas. Diante disso, verifica-se que a COVID-19 propiciou um ambiente que aumentou de forma geral o risco em 14,39%, onde o risco sistemático aumentou 18,71% e o idiossincrático aumentou 1,97% e também foi verificado que não há uma relação significativa entre o endividamento e o risco durante a pandemia o que impõe a constatação de que mesmo que a pandemia tenha aumentado o risco, as empresas devido à incerteza do ambiente podem ter optado por priorizar a utilização de recursos próprios para manter o seu endividamento mais estável.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.