Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34337
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PaulaFonsecaServan_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de tradução comparada : textos sobre a vacinação contra a Covid-19 traduzidos pelo Google e autora
Autor(es): Servan, Paula Fonseca
Orientador(es): Alves, Soraya Ferreira
Assunto: Covid-19
Tradução comentada
Tradução especializada
Data de apresentação: 12-Jun-2022
Data de publicação: 28-Mar-2023
Referência: SERVAN, Paula Fonseca. Análise de tradução comparada: textos sobre a vacinação contra a Covid-19 traduzidos pelo Google e autora. 2022. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Tradução Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Uma das dificuldades esperada no início da elaboração desse projeto era o acesso aos artigos científicos na área de saúde, que normalmente são limitados ao público pagante de bases de dados com artigos indexados, sendo normalmente possível o acesso apenas ao resumo das publicações. Porém, foi possível observar um fato interessante: quando o assunto é COVID-19, a maioria dos artigos está disponível gratuitamente nessas mesmas bases de dados. Dada a urgência do assunto, um grande volume dos artigos disponíveis é publicado com pré aprovação, ou seja, eles não passaram por todas as etapas de avaliação e são publicados, podendo ser removidos futuramente após a conclusão das etapas para a aprovação. Nesse caso, a tecnologia é aliada do mundo, tornando a informação acessível a todos que procurarem. Sabemos que a tecnologia torna a realização de tarefas mais fácil, rápida e dinâmica e atualmente todas as áreas de conhecimento têm que lidar com os rápidos avanços tecnológicos. Na tradução isso não é diferente, conta-se com diversos recursos, gratuitos ou não, para a tradução rápida de textos. Esse trabalho tem como objetivo testar a capacidade de tradução do Google Tradutor dos textos com a mesma temática (vacinas contra a COVID-19) e comparar a qualidade do resultado com a tradução feita pela elaboradora desse trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Tradução - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.