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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, Dioney Moreira-
dc.contributor.authorAraújo, Pedro Henrique Silva-
dc.identifier.citationARAÚJO, Pedro Henrique Silva. Glossário escolar português-guajajara de termos da biologia. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto consiste em um estudo terminológico bilíngue que deve culminar em uma produção terminográfica, especificamente um glossário para ser usado por estudantes indígenas da educação básica, oriundos da aldeia Tekohaw. As línguas pesquisadas são o Português Brasileiro e o Guajajara (grupo Tenetehara, família Tupí-Guaraní), ambas línguas presentes na região do Distrito Federal – DF. A terminologia a ser trabalhada será um recorte daquela presente em materiais didáticos e em aulas de Biologia do segmento ensino médio, em uma escola pública do DF, onde há estudantes guajajara. A presente pesquisa também contribuirá para os avanços epistemológicos e aplicados da Terminologia e Terminografia, além de fazer avançar os estudos sobre Educação bilíngue na escola e sobre o registro, descrição e explicação de uma língua indígena brasileira, o Guajajara. Adotaremos a perspectiva da Teoria Comunicativa da Terminologia, doravante TCT, uma vez que investigaremos os aspectos comunicativos dos termos em detrimento de intenções voltadas à normalização terminológica. Pela proximidade com as teorias cognitivistas, também adotamos os pressupostos da Teoria Sociocognitiva da Terminologia. Outro suporte teórico é a Etnoterminologia, que segue os ideais da Etnolinguística e da Ecolinguística e tem como objeto de estudo os etnotermos. A Etnoterminologia é uma proposta teórico-metodológica que defende que as línguas indígenas têm terminologias passíveis de estudo. Acrescentamos ao nosso arcabouço teórico a noção de competência intercultural. Enquadramos nosso estudo em uma perspectiva metodológica qualitativa, a qual nos guiará na investigação das terminologias da Biologia na escola, tanto em língua portuguesa quanto em língua guajajara. Para conhecermos a terminologia Guajajara, partiremos das perspectivas dos colaboradores indígenas guajajara, por meio de oficinas terminológicas. Tal método reúne um grupo de colaboradores indígenas a fim de participar e auxiliar na geração e degravação dos dados, e, além disso, discutir cada termo, bem como sua adequação. Entre os diversos métodos de pesquisa qualitativa, também utilizamos métodos recomendados pela Etnografia. O corpus será composto de: 1. termos presentes nos livros didáticos da disciplina escolar escolhida, usados na escola em que estudam os guajajara; 2. termos em língua guajajara correspondentes aos termos em português, os quais serão gerados em oficinas terminológicas com os guajajara e também buscados em publicações acadêmicas sobre a língua.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGlossáriopt_BR
dc.subject.keywordLíngua tupi-guaranipt_BR
dc.subject.keywordLínguas indígenaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - dicionáriospt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPovos indígenaspt_BR
dc.titleGlossário escolar português-guajajara de termos da biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T15:05:14Z-
dc.date.available2023-03-22T15:05:14Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34287-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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