Título: | Leituras em língua adicional: do alfabetismo aos multiletramentos |
Autor(es): | Peixoto, Isabel Cristina Moitinho |
Orientador(es): | Pereira, Rodrigo Albuquerque |
Assunto: | Leitura - educação Multiletramentos Língua portuguesa - ensino e aprendizagem Livros didáticos |
Data de apresentação: | 11-Dez-2020 |
Data de publicação: | 22-Mar-2023 |
Referência: | PEIXOTO, Isabel Cristina Moitinho. Leituras em língua adicional : do alfabetismo aos multiletramentos. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Nesta pesquisa, almejamos, a partir da análise de uma tarefa do livro didático, avaliar que
habilidades relativas ao alfabetismo e aos multiletramentos são contempladas nas
questões relativas à leitura do texto. Foram usados como discussão teórica os estudos de
alfabetismos e letramentos múltiplos empreendidos pelas autoras Rojo (2009) e Kleiman (2005,
2008, 2014). A pesquisa foi desenvolvida a fim de promover a discussão acerca dos letramentos
múltiplos dentro do recorte de ensino de línguas. Os pressupostos metodológicos utilizados na
análise do livro didático estão situados no estudo qualitativo localizado no campo da Análise do
Discurso Crítica, pautada em Fairclough (2003). A pesquisa identificou como habilidade de
leitura adotada majoritariamente pelo livro a localização de informações, habilidade básica
contemplada em decorrência de uma visão restritiva a respeito da concepção de leitura. Apesar
da pesquisa possuir um recorte e contemplar apenas uma parcela “do tema”, consideramos que os
resultados encontrados contribuem como reflexões para os estudos da área de português do Brasil
como Língua Adicional, especialmente na elaboração de livros didáticos. |
Abstract: | In this paper, aims, from a workbook assignment analysis, evaluate which skills required to the
literacy and multiliteracy are accounted for in the reading exercises. It has been used as
theoretical discussion the work on literacy and multiliteracy from Rojo (2009) and Kleiman
(2005, 2008, 2014). This paper has been developed in order to promote a debate over multiliteracy
on language teaching. The methodological assumptions used in the workbook analysis are those
of the Critical Discuss Analysis field, according to Fairclough (2003). This paper has identified
scanning as the most used reading skill by the workbook, a favored basic skill because of a
restrictive view regarding reading concept. Besides this paper has a scope and considers only a
piece of the “subject”, it is taken this paper findings into consideration to contribute as thoughts
to study in Brazilian Portuguese as Second Language especially in workbooks making. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.