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Título: Leituras em língua adicional: do alfabetismo aos multiletramentos
Autor(es): Peixoto, Isabel Cristina Moitinho
Orientador(es): Pereira, Rodrigo Albuquerque
Assunto: Leitura - educação
Multiletramentos
Língua portuguesa - ensino e aprendizagem
Livros didáticos
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: PEIXOTO, Isabel Cristina Moitinho. Leituras em língua adicional : do alfabetismo aos multiletramentos. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nesta pesquisa, almejamos, a partir da análise de uma tarefa do livro didático, avaliar que habilidades relativas ao alfabetismo e aos multiletramentos são contempladas nas questões relativas à leitura do texto. Foram usados como discussão teórica os estudos de alfabetismos e letramentos múltiplos empreendidos pelas autoras Rojo (2009) e Kleiman (2005, 2008, 2014). A pesquisa foi desenvolvida a fim de promover a discussão acerca dos letramentos múltiplos dentro do recorte de ensino de línguas. Os pressupostos metodológicos utilizados na análise do livro didático estão situados no estudo qualitativo localizado no campo da Análise do Discurso Crítica, pautada em Fairclough (2003). A pesquisa identificou como habilidade de leitura adotada majoritariamente pelo livro a localização de informações, habilidade básica contemplada em decorrência de uma visão restritiva a respeito da concepção de leitura. Apesar da pesquisa possuir um recorte e contemplar apenas uma parcela “do tema”, consideramos que os resultados encontrados contribuem como reflexões para os estudos da área de português do Brasil como Língua Adicional, especialmente na elaboração de livros didáticos.
Abstract: In this paper, aims, from a workbook assignment analysis, evaluate which skills required to the literacy and multiliteracy are accounted for in the reading exercises. It has been used as theoretical discussion the work on literacy and multiliteracy from Rojo (2009) and Kleiman (2005, 2008, 2014). This paper has been developed in order to promote a debate over multiliteracy on language teaching. The methodological assumptions used in the workbook analysis are those of the Critical Discuss Analysis field, according to Fairclough (2003). This paper has identified scanning as the most used reading skill by the workbook, a favored basic skill because of a restrictive view regarding reading concept. Besides this paper has a scope and considers only a piece of the “subject”, it is taken this paper findings into consideration to contribute as thoughts to study in Brazilian Portuguese as Second Language especially in workbooks making.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.
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Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



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