Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IsabelCristinaMoitinhoPeixoto_tcc.pdf664,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Rodrigo Albuquerque-
dc.contributor.authorPeixoto, Isabel Cristina Moitinho-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Isabel Cristina Moitinho. Leituras em língua adicional : do alfabetismo aos multiletramentos. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, almejamos, a partir da análise de uma tarefa do livro didático, avaliar que habilidades relativas ao alfabetismo e aos multiletramentos são contempladas nas questões relativas à leitura do texto. Foram usados como discussão teórica os estudos de alfabetismos e letramentos múltiplos empreendidos pelas autoras Rojo (2009) e Kleiman (2005, 2008, 2014). A pesquisa foi desenvolvida a fim de promover a discussão acerca dos letramentos múltiplos dentro do recorte de ensino de línguas. Os pressupostos metodológicos utilizados na análise do livro didático estão situados no estudo qualitativo localizado no campo da Análise do Discurso Crítica, pautada em Fairclough (2003). A pesquisa identificou como habilidade de leitura adotada majoritariamente pelo livro a localização de informações, habilidade básica contemplada em decorrência de uma visão restritiva a respeito da concepção de leitura. Apesar da pesquisa possuir um recorte e contemplar apenas uma parcela “do tema”, consideramos que os resultados encontrados contribuem como reflexões para os estudos da área de português do Brasil como Língua Adicional, especialmente na elaboração de livros didáticos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeitura - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMultiletramentospt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.titleLeituras em língua adicional: do alfabetismo aos multiletramentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T14:50:36Z-
dc.date.available2023-03-22T14:50:36Z-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34285-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In this paper, aims, from a workbook assignment analysis, evaluate which skills required to the literacy and multiliteracy are accounted for in the reading exercises. It has been used as theoretical discussion the work on literacy and multiliteracy from Rojo (2009) and Kleiman (2005, 2008, 2014). This paper has been developed in order to promote a debate over multiliteracy on language teaching. The methodological assumptions used in the workbook analysis are those of the Critical Discuss Analysis field, according to Fairclough (2003). This paper has identified scanning as the most used reading skill by the workbook, a favored basic skill because of a restrictive view regarding reading concept. Besides this paper has a scope and considers only a piece of the “subject”, it is taken this paper findings into consideration to contribute as thoughts to study in Brazilian Portuguese as Second Language especially in workbooks making.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.