Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_WalysonAlvesFerreira_tcc.pdf666,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologias para favorecer estratégias de aprendizagem ativa
Autor(es): Ferreira, Walyson Alves
Orientador(es): Carayannis, Rosilei Justiniano
Assunto: Prática de ensino
Tecnologia na educação
Ensino médio
Aprendizagem
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: FERREIRA, Walyson Alves. Metodologias para favorecer estratégias de aprendizagem ativa. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo objetiva realizar uma pesquisa exploratória para identificar aspectos das metodologias ativas que potencializem uma aprendizagem ativa e significativa. Essa exploração bibliográfica tem a função de oferecer ao professor os diversos recursos dessas metodologias para que ele, de forma reflexiva, possa incorporá-los às suas práticas de ensino, no intuito de aprimorar a aprendizagem dos alunos, visando uma transformação desta prática em algo ativo e significativo. Para a realização da pesquisa, foi feita uma seleção de artigos com o Publish or Perish, um software que encontra publicações e extrai dados do Google Scholar, segundo aspectos predeterminados para a pesquisa. Os textos encontrados compreendem o período de 2020 a 2021, sendo assim, foi possível obter um panorama do estado atual das metodologias que favorecem estratégias de aprendizagem ativa, e com isso, encontrar, analisar e refletir sobre de que forma os aspectos contribuem para o exercício dessa prática, evidenciando de que maneira as metodologias ativas têm sido trabalhadas em sala de aula, e como elas podem impulsionar e inovar o desenvolvimento geral do ensino-aprendizagem, especialmente no contexto escolar do ensino médio.
Abstract: The present study aims to carry out an exploratory research to identify aspects of active methodologies that enhance active and meaningful learning. This bibliographic exploration has the function of offering the teacher the various resources of these methodologies so that he, in a reflective way, can incorporate them into his teaching practices, in order to improve student learning, aiming at a transformation of this practice into something active. and significant. To carry out the research, a selection of articles was made with Publish or Perish, a software that finds publications and extracts data from Google Scholar, according to predetermined aspects for the research. The texts found comprise the period from 2020 to 2021, so it was possible to obtain an overview of the current state of the methodologies that favor active learning strategies, and with that, to find, analyze and reflect on how the aspects that contribute to the exercise of this practice, showing how active methodologies have been worked in the classroom, and how they can boost and innovate the general development of teaching and learning, especially in the high school context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.