Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carayannis, Rosilei Justiniano | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Walyson Alves | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Walyson Alves. Metodologias para favorecer estratégias de aprendizagem ativa. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva realizar uma pesquisa exploratória para identificar
aspectos das metodologias ativas que potencializem uma aprendizagem ativa e
significativa. Essa exploração bibliográfica tem a função de oferecer ao professor os
diversos recursos dessas metodologias para que ele, de forma reflexiva, possa
incorporá-los às suas práticas de ensino, no intuito de aprimorar a aprendizagem dos
alunos, visando uma transformação desta prática em algo ativo e significativo. Para a
realização da pesquisa, foi feita uma seleção de artigos com o Publish or Perish, um
software que encontra publicações e extrai dados do Google Scholar, segundo
aspectos predeterminados para a pesquisa. Os textos encontrados compreendem o
período de 2020 a 2021, sendo assim, foi possível obter um panorama do estado atual
das metodologias que favorecem estratégias de aprendizagem ativa, e com isso,
encontrar, analisar e refletir sobre de que forma os aspectos contribuem para o
exercício dessa prática, evidenciando de que maneira as metodologias ativas têm sido
trabalhadas em sala de aula, e como elas podem impulsionar e inovar o
desenvolvimento geral do ensino-aprendizagem, especialmente no contexto escolar
do ensino médio. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Metodologias para favorecer estratégias de aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T13:04:07Z | - |
dc.date.available | 2023-03-22T13:04:07Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34272 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to carry out an exploratory research to identify aspects of active
methodologies that enhance active and meaningful learning. This bibliographic
exploration has the function of offering the teacher the various resources of these
methodologies so that he, in a reflective way, can incorporate them into his teaching
practices, in order to improve student learning, aiming at a transformation of this
practice into something active. and significant. To carry out the research, a selection
of articles was made with Publish or Perish, a software that finds publications and
extracts data from Google Scholar, according to predetermined aspects for the
research. The texts found comprise the period from 2020 to 2021, so it was possible
to obtain an overview of the current state of the methodologies that favor active
learning strategies, and with that, to find, analyze and reflect on how the aspects that
contribute to the exercise of this practice, showing how active methodologies have
been worked in the classroom, and how they can boost and innovate the general
development of teaching and learning, especially in the high school context. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|