Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34239
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BeatrizPereiraSantos_tcc.pdf905,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise sobre a asseguração de relatórios de sustentabilidade do ponto de vista dos stakeholders
Autor(es): Santos, Beatriz Pereira
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Responsabilidade socioambiental
Contabilidade ambiental
Sustentabilidade
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 21-Mar-2023
Referência: SANTOS, Beatriz Pereira. Uma análise sobre a asseguração de relatórios de sustentabilidade do ponto de vista dos stakeholders. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Tendo em vista que o tema “relatórios de sustentabilidade” tem tomado grandes proporções no âmbito da contabilidade, pesquisa-se sobre qual foi a opinião de profissionais e entidades que responderam ao chamamento do International Financial Reporting Board (IFRS), o “Consultation Paper on Sustainability Reporting”, quanto à necessidade de asseguração dessas informações, tendo em conta a pergunta do referido chamamento “As informações de sustentabilidade a serem divulgadas devem ser auditáveis ou sujeitas a asseguração externa? Se não, quais tipos diferentes de asseguração seriam aceitáveis para que as informações divulgadas sejam confiáveis e úteis para decisões?”. Identificou-se os motivos e a quantidade de comment letters a favor e contra a asseguração dos relatórios de sustentabilidade, definiu-se as opiniões e assuntos mais abordados e com que frequência aparecem nos documentos e, após, compreendeu-se o posicionamento geral dos stakeholders. Verificou-se que predominam as opiniões favoráveis à asseguração dos relatórios de sustentabilidade, tendo em conta os seguintes aspectos: asseguração por terceiros; asseguração limitada e razoável; custos e desafios; objetivos a longo prazo e adaptação às novas normas; auditoria interna; participação de outras entidades no processo e uso de conceitos contidos em normas preexistentes. Tais achados indicam que a asseguração pode ser considerada uma prática favorável à evolução da elaboração de relatórios de sustentabilidade, proporcionando confiabilidade, comparabilidade e verificabilidade ao processo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.