Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Antônio Carlos dos | - |
dc.contributor.author | Santos Júnior, Albert Iglésia Correa dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Albert Iglésia Correa dos. A Lei do Teto de Gastos e os créditos extraordinários no orçamento público federal. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a importância de que é essencial que a sociedade tenha conhecimento não só das
leis em si, mas também de suas repercussões e implicações, a presente pesquisa se propõe a
demonstrar a dinâmica do comportamento dos créditos extraordinários após a aprovação e
vigência da Lei do Teto de Gastos, bem como se esses créditos foram utilizados como meio de
fuga para escapar do limite pré-fixado das despesas públicas, limitadas pelo teto. Para tanto,
foram captados dados da LOA de 2013 a 2019, ou seja, três anos antes e três anos após a lei de
teto, por meio de um sistema de informações para que fosse possível analisar esse
comportamento que é o objetivo primordial desta pesquisa. O alvo foi a despesa de execução
de cada um desses anos e os elementos utilizados para análise foram: ação, subelemento de
despesa e fonte. Após consolidação e análise, percebeu-se que entre os anos que são posteriores
à lei do teto, 2017 a 2019, os créditos extraordinários respeitaram a exigibilidade concedida
pelo marco legal de abertura desses créditos, quais sejam a imprevisibilidade, a situação
emergencial ou de calamidade. Além disso, entre esses anos, os créditos extraordinários
tornaram-se menos pulverizados menos em termos de objeto de gasto, o que transparece um
resultado de boa gestão pública. Essa situação foi a inversa do que ocorreu nos anos de 2013 a
2016, visto que nesses anos foram observadas repetições de várias ações que não eram
imprevistas ou de situação emergencial, transparecendo resultado antagônico ao supracitado,
ou seja, de má gestão dos recursos, valendo-se desses de forma indevida. Concluiu-se que a
dinâmica dos créditos se alterou sim após a vigência da referida lei, visto que houve uma
diminuição significativa dos créditos extraordinários, mas essa alteração não corroborou para a
fuga do teto de gastos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contabilidade pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gasto público | pt_BR |
dc.title | A Lei do Teto de Gastos e os créditos extraordinários no orçamento público federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T13:27:36Z | - |
dc.date.available | 2023-03-21T13:27:36Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34232 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the importance that it is essential that society is aware not only of the laws
themselves, but also of their repercussions and implications, this research aims to demonstrate
the dynamics of the behavior of extraordinary credits after the approval and validity of the
Ceiling Law of Expenditures, as well as whether these credits were used as a means of escape
to escape the pre-set limit of public expenditures, limited by the ceiling. For this purpose, LOA
data from 2013 to 2019 were collected, that is, three years before and three years after the
ceiling law, through an information system so that it was possible to analyze this behavior,
which is the primary objective of this research. The target was the execution expense of each
of these years and the elements used for analysis were: action, expense sub-element and source.
After consolidation and analysis, it was noticed that between the years after the ceiling law,
2017 to 2019, the extraordinary credits complied with the requirement granted by the legal
framework for opening these credits, whatever the unpredictability, emergency or calamity
situation . In addition, between these years, extraordinary credits became less dispersed, which
appears to be a result of good public management. This situation was the inverse of what
occurred in the years 2013 to 2016, since in these years there were repetitions of several actions
that were not unforeseen or emergency situations, showing an antagonistic result to the
aforementioned, that is, poor management of resources, being valid themselves of these
improperly. It was concluded that the dynamics of credits did change after the aforementioned
law came into effect, since there was a significant reduction in extraordinary credits, but this
change did not support the escape from the spending ceiling. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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