Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/34214
Título: | Ensino de inglês individual online : efeitos da pandemia na opinião dos alunos e professores |
Autor(es): | Cruz, Rebeca Oliveira da |
Orientador(es): | Turbin, Ana Emília Fajardo |
Assunto: | Língua inglesa - estudo e ensino Aula particular Ensino remoto |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 20-Mar-2023 |
Referência: | CRUZ, Rebeca Oliveira da. Ensino de inglês individual online: efeitos da pandemia na opinião dos alunos e professores. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar o contexto de aulas particulares individuais
online de Inglês e os efeitos da pandemia da COVID-19 nessa modalidade. Os objetivos
específicos foram identificar os motivos que eles têm para escolher essa modalidade; detectar as
expectativas dos alunos perante as aulas e observar quais ferramentas tecnológicas são usadas.
Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo utilizando dois questionários no Google
Forms para 51 participantes, sendo 21 alunos e 30 professores de todo o Brasil. Os resultados
apresentados mostram que a necessidade de fazer e ministrar aulas online durante a pandemia
teve efeitos na opinião dos participantes em relação à modalidade. A expectativa dos alunos é
voltada a questões logísticas como comodidade e flexibilidade em relação às aulas. O uso de
ferramentas tecnológicas, e também das mídias sociais e tecnologia em geral, aparece dentro e
fora das salas de aula, sendo usadas como ferramentas de ensino e organização profissional dos
professores. Os dados mostram que a maioria dos participantes atualmente prefere as aulas
online e não pretende retornar ao ensino presencial. |
Abstract: | This article has the goal of analyzing the context of private online English classes and
the effects of the COVID-19 pandemic on this modality. The specific goals were analyze the
profile of the participants; identify the reasons why they choose this modality; detect the
student’s expectations regarding the classes and observe which technological tools are used. To
do so, a field research was conducted using a Google Forms two questionnaire directed to 51
participants: 21 students and 30 teachers from all Brazil. The presented results demonstrate that
the necessity of attending and working with online classes during the pandemic affected the
participant’s opinions regarding this modality. The students’ expectation is directed to logistical
aspects, such as comfort and flexibility related to the classes. The use of technological tools, but
also social media and technology as a whole, appears in and out of the classrooms being used by
the teachers as organizational tools. Data shows that nowadays most of the participants prefer
online classes and do not intend to return to face-to-face education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.