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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTurbin, Ana Emília Fajardo-
dc.contributor.authorSilva, Laura Carvalho de Oliveira e-
dc.identifier.citationSILVA, Laura Carvalho de Oliveira e. O inglês deve estar no currículo dos anos iniciais?: um estudo sobre a percepção de professores de inglês para crianças em relação à inserção do componente curricular. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo currículo da educação básica brasileira, o Ensino do Inglês (EI) é compulsório apenas a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental (EF), ou seja, do 6º ano. A disciplina é optativa na matriz curricular dos Anos Inicias, sem significativa regulamentação e/ou documentos norteadores. Mesmo a oferta não sendo compulsória, é notória uma expansão da procura e da oferta do EI para/com Crianças (EIC), ao passo que a sociedade contemporânea se encontra cada vez mais globalizada e a língua inglesa atua como lingua franca (RAJAGOPALAN, 2009). O presente trabalho objetivou discutir a pertinência do Ensino de Inglês para/com Crianças do EF - Anos Iniciais no Brasil. Por meio da pesquisa qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1994), busco compreender como um grupo de professores de EIC no Distrito Federal entendem a relevância do ensino e da aprendizagem de inglês em seu segmento. As respostas obtidas trouxeram à tona discursos que alegam que (i) aprender a língua estrangeira é importante devido às demandas do mercado de trabalho e por ser lingua franca, (ii) a língua inglesa possibilita o contato intercultural, (iii) quanto mais cedo se aprende uma língua melhor e (iv) a criança tem mais facilidade para aprender uma segunda língua se comparada a adultos. Posto isso, faz-se necessário a reflexão mais profunda sobre a importância da inserção obrigatória da língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de fazer valer o que é posto pela BNCC, que apregoa, em seu texto, a diversidade, equidade e igualdade. Portanto, a introdução de LE, mais precisamente da língua inglesa, se coloca como relevante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.titleO inglês deve estar no currículo dos anos iniciais? : um estudo sobre a percepção de professores de inglês para crianças em relação à inserção do componente curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-20T12:27:24Z-
dc.date.available2023-03-20T12:27:24Z-
dc.date.submitted2022-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34212-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In the Brazilian Basic Education curriculum, the English as a subject is compulsory only from the Final Years of Elementary School, that is, from the 6th year. The subject is optional in the curriculum of the Early Years, without significant regulation and/or guiding documents. Even though the offer is not compulsory, an expansion of demand and supply of English Teaching for/with Children is evident, while contemporary society is increasingly globalized, and the English language acts as a lingua franca (RAJAGOPALAN, 2009). The present work aimed to discuss the relevance of teaching English to/with children from Elementary School - Anos Iniciais in Brazil. Through qualitative and interpretive research (MOITA LOPES, 1994), I seek to understand how a group of English Teaching for/with Children teachers in the Federal District understand the relevance of teaching and learning English in their segment. The answers obtained brought to light discourses that claim that (i) learning a foreign language is important due to the demands of the job market and because it is a lingua franca, (ii) the English language enables intercultural contact, (iii) the sooner one learns a language better and (iv) children have an easier time learning a second language compared to adults. That said, a deeper reflection on the importance of the mandatory insertion of the English language in the early years of Elementary School is necessary, in order to enforce what is stated by the BNCC, which proclaims, in its text, diversity, equity and equality. Therefore, the introduction of a foreign language, more precisely of the English language, is relevant.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



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