Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MatheusFontesFernandes_tcc.pdf370,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Imigrantes, refugiados e a política pública de assistência social: uma análise no Distrito Federal
Autor(es): Fernandes, Matheus Fontes
Orientador(es): Vieira, Marcia Guedes
Assunto: Políticas públicas
Assistência social - políticas
Imigrantes
Refugiados
Vulnerabilidade social
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Data de apresentação: 4-Out-2022
Data de publicação: 17-Mar-2023
Referência: FERNANDES, Matheus Fontes. Imigrantes, refugiados e a política pública de assistência social : uma análise no Distrito Federal. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho busca analisar de forma exploratória a acessibilidade dos imigrantes e refugiados residentes no Distrito Federal (DF) à política pública de assistência social. Buscou-se aferir através da investigação do equipamento público Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) as características da prestação dos serviços da assistência social a essa população, evidenciando suas adversidades, limites e possíveis melhorias. As referências teóricas escolhidas versam sobre o conceito de imigrantes e refugiados, políticas públicas e a política pública de assistência social, a fim de se estabelecer uma compreensão teórica da temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas com técnicos e servidores do equipamento, foi possível coletar as percepções de indivíduos que realmente estão presentes na execução desse atendimento. Diante disso, notou-se a importância do Creas para assegurar os direitos e garantir a segurança social de imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade e riscos sociais. Contudo, essa asseguridade ainda é comprometida por diversas barreiras, sejam elas linguísticas, culturais, técnicas ou sociais, colocando o caráter igualitário da política pública estudada em ambiguidade. Conclui-se que a política pública de assistência social, juntamente com seus programas e equipamentos, ainda necessita desenvolver um olhar mais atento a diferentes contextos sociais, criando, caso seja necessário, mecanismos especializados para cada uma delas, para então torna-se cada vez mais democrática e inclusiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.