Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JucaMoraisBandeiraMello_tcc.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre indicadores de desempenho no setor hoteleiro em Fernando de Noronha a partir das perspectivas do BSC
Autor(es): Mello, Juca Morais Bandeira de
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Avaliação de desempenho
Hotelaria
Balanced Scorecard (BSC)
Data de apresentação: 28-Out-2021
Data de publicação: 14-Mar-2023
Referência: MELLO, Juca Morais Bandeira de. Estudo sobre indicadores de desempenho no setor hoteleiro em Fernando de Noronha a partir das perspectivas do BSC. 2021. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Assim como diversos setores da economia, o setor hoteleiro de Fernando de Noronha enfrenta desafios impostos pela crescente competitividade. Neste contexto, faz-se necessário uma construção de forma estruturada de indicadores de desempenho alinhados com os objetivos estratégicos organizacional. A partir das perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), modelo de avaliação de desempenho, este trabalho objetiva realizar uma analogia entre os indicadores de desempenho encontrados na literatura e os utilizados no setor hoteleiro de Fernando de Noronha. Para se chegar a este objetivo, foram realizadas as seguintes etapas: revisão da literatura; criação e aplicação de questionário; análise e discussão dos resultados. Com base na resposta de 30 profissionais de diferentes meios de hospedagem, foi possível verificar que: o BSC não é uma metodologia conhecida pela maioria dos entrevistados; na elaboração dos indicadores de desempenho, há a predominância de métricas focadas nas perspectivas do cliente e de processo interno; e a abordagem que recebe menor atenção é a de aprendizagem e crescimento. Como sugestão, é proposto a utilização do modelo de desempenho estruturado BSC para auxiliar na tradução dos objetivos estratégicos em indicadores e que seja elaborado um programa de trabalho que fortaleça o capital intelectual dos colaboradores, alinhado à política e filosofia da instituição.
Abstract: As well as various sectors of the economy, the hotel sector in Fernando de Noronha faces challenges posed by growing competitiveness. In this context, it is necessary to build a structured way of performance indicators aligned with the organizational strategic objectives. From the perspectives of the Balanced Scorecard (BSC), a performance evaluation model, this work aims to make an analogy between the performance indicators found in the literature and those used in the Fernando de Noronha hotel sector. To reach this goal, the following steps were taken: literature review; creation and application of a questionnaire; analysis and discussion of results. Based on the response of 30 professionals from different means of hosting, it was possible to verify that: the BSC is not a methodology known by most respondents; in the development of performance indicators, there is a predominance of metrics focused on customer and internal process perspectives; and the approach that receives the least attention is learning and growth. As a suggestion, the use of the BSC structured performance model is proposed to help translate the strategic objectives into indicators and that a work program is designed to strengthen the intellectual capital of employees, in line with the institution's policy and philosophy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.