Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Affonso Neto, Annibal | - |
dc.contributor.author | Mello, Juca Morais Bandeira de | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Juca Morais Bandeira de. Estudo sobre indicadores de desempenho no setor hoteleiro em Fernando de Noronha a partir das perspectivas do BSC. 2021. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Assim como diversos setores da economia, o setor hoteleiro de Fernando de Noronha enfrenta
desafios impostos pela crescente competitividade. Neste contexto, faz-se necessário uma
construção de forma estruturada de indicadores de desempenho alinhados com os objetivos
estratégicos organizacional. A partir das perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), modelo
de avaliação de desempenho, este trabalho objetiva realizar uma analogia entre os indicadores
de desempenho encontrados na literatura e os utilizados no setor hoteleiro de Fernando de
Noronha. Para se chegar a este objetivo, foram realizadas as seguintes etapas: revisão da
literatura; criação e aplicação de questionário; análise e discussão dos resultados. Com base
na resposta de 30 profissionais de diferentes meios de hospedagem, foi possível verificar que:
o BSC não é uma metodologia conhecida pela maioria dos entrevistados; na elaboração dos
indicadores de desempenho, há a predominância de métricas focadas nas perspectivas do
cliente e de processo interno; e a abordagem que recebe menor atenção é a de aprendizagem e
crescimento. Como sugestão, é proposto a utilização do modelo de desempenho estruturado
BSC para auxiliar na tradução dos objetivos estratégicos em indicadores e que seja elaborado
um programa de trabalho que fortaleça o capital intelectual dos colaboradores, alinhado à
política e filosofia da instituição. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hotelaria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Balanced Scorecard (BSC) | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre indicadores de desempenho no setor hoteleiro em Fernando de Noronha a partir das perspectivas do BSC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T15:27:32Z | - |
dc.date.available | 2023-03-14T15:27:32Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34150 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | As well as various sectors of the economy, the hotel sector in Fernando de Noronha faces
challenges posed by growing competitiveness. In this context, it is necessary to build a
structured way of performance indicators aligned with the organizational strategic objectives.
From the perspectives of the Balanced Scorecard (BSC), a performance evaluation model, this
work aims to make an analogy between the performance indicators found in the literature and
those used in the Fernando de Noronha hotel sector. To reach this goal, the following steps
were taken: literature review; creation and application of a questionnaire; analysis and
discussion of results. Based on the response of 30 professionals from different means of
hosting, it was possible to verify that: the BSC is not a methodology known by most
respondents; in the development of performance indicators, there is a predominance of
metrics focused on customer and internal process perspectives; and the approach that receives
the least attention is learning and growth. As a suggestion, the use of the BSC structured
performance model is proposed to help translate the strategic objectives into indicators and
that a work program is designed to strengthen the intellectual capital of employees, in line
with the institution's policy and philosophy. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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