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Título: Modelo de comparação entre os modos de transporte rodoviário e de cabotagem no Brasil
Autor(es): Morais, Isabella Helena Tavares de
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Logística de transporte
Transporte aquaviário
Transporte de carga
Data de apresentação: 26-Out-2021
Data de publicação: 14-Mar-2023
Referência: MORAIS, Isabella Helena Tavares de. Modelo de comparação entre os modos de transporte rodoviário e de cabotagem no Brasil. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O transporte é essencial ao processo logístico e responsável por agregar valor para o produto ao realizar o fluxo de mercadorias. No Brasil, o modo rodoviário é a principal alternativa para movimentação de pessoas e cargas embora tenha a eficiência do serviço afetada desfavoravelmente haja vista a infraestrutura inadequada existente. Dessa forma, o transporte aquaviário tem se mostrado uma alternativa relevante para o transporte de cargas. Em 2020, foi apresentado o Projeto de Lei nº 4199/2020, conhecido como “BR do Mar”, para incentivar a cabotagem no país. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre as modalidades de transporte rodoviário e de cabotagem para movimentação de carga granel sólido. O estudo consiste em um trabalho quantitativo que não apenas analisa e estabelece relações entre variáveis para calcular o custo logístico total, mas também analisa o nível de serviço oferecido e os trade-offs existentes em cada um dos modos de transporte considerados a fim de indicar a melhor escolha modal. Os resultados obtidos foram satisfatórios e indicaram a cabotagem como melhor transporte visto que, em conformidade com o apresentado na literatura, o custo logístico total da cabotagem foi 54,24% mais barato que o do transporte rodoviário.
Abstract: Transportation is essential to the logistical process and responsible for adding value to the product when carrying out the flow of goods. In Brazil, roads are the main alternative for moving people and cargo, although the efficiency of the service is unfavorably affected, given the inadequate existing infrastructure. Thus, waterway transportation has proven to be a relevant alternative for cargo transport. In 2020, Bill No. 4199/2020, known as “BR do Mar”, was presented to encourage cabotage in the country. In this context, this study aims to carry out a comparative study between road transportation and cabotaging for handling bulk solid cargo. The study consists of a quantitative work that not only analyzes and establishes relationships between variables to calculate the total logistic cost, but also analyzes the level of service offered and the existing trade-offs in each of the modes of transport considered in order to indicate the best modal choice. The results obtained were satisfactory and indicated cabotage as the best transport since, in compliance with what is presented in the literature, the total logistic cost of cabotage was 54.24% cheaper than road transport.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
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