Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Granemann, Sérgio Ronaldo | - |
dc.contributor.author | Morais, Isabella Helena Tavares de | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Isabella Helena Tavares de. Modelo de comparação entre os modos de transporte rodoviário e de cabotagem no Brasil. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O transporte é essencial ao processo logístico e responsável por agregar valor para
o produto ao realizar o fluxo de mercadorias. No Brasil, o modo rodoviário é a
principal alternativa para movimentação de pessoas e cargas embora tenha a
eficiência do serviço afetada desfavoravelmente haja vista a infraestrutura
inadequada existente. Dessa forma, o transporte aquaviário tem se mostrado uma
alternativa relevante para o transporte de cargas. Em 2020, foi apresentado o
Projeto de Lei nº 4199/2020, conhecido como “BR do Mar”, para incentivar a
cabotagem no país. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo realizar um
estudo comparativo entre as modalidades de transporte rodoviário e de cabotagem
para movimentação de carga granel sólido. O estudo consiste em um trabalho
quantitativo que não apenas analisa e estabelece relações entre variáveis para
calcular o custo logístico total, mas também analisa o nível de serviço oferecido e
os trade-offs existentes em cada um dos modos de transporte considerados a fim
de indicar a melhor escolha modal. Os resultados obtidos foram satisfatórios e
indicaram a cabotagem como melhor transporte visto que, em conformidade com o
apresentado na literatura, o custo logístico total da cabotagem foi 54,24% mais
barato que o do transporte rodoviário. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logística de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte aquaviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de carga | pt_BR |
dc.title | Modelo de comparação entre os modos de transporte rodoviário e de cabotagem no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T14:03:31Z | - |
dc.date.available | 2023-03-14T14:03:31Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34147 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Transportation is essential to the logistical process and responsible for adding value
to the product when carrying out the flow of goods. In Brazil, roads are the main
alternative for moving people and cargo, although the efficiency of the service is
unfavorably affected, given the inadequate existing infrastructure. Thus, waterway
transportation has proven to be a relevant alternative for cargo transport. In 2020,
Bill No. 4199/2020, known as “BR do Mar”, was presented to encourage cabotage
in the country. In this context, this study aims to carry out a comparative study
between road transportation and cabotaging for handling bulk solid cargo. The
study consists of a quantitative work that not only analyzes and establishes
relationships between variables to calculate the total logistic cost, but also analyzes
the level of service offered and the existing trade-offs in each of the modes of
transport considered in order to indicate the best modal choice. The results
obtained were satisfactory and indicated cabotage as the best transport since, in
compliance with what is presented in the literature, the total logistic cost of cabotage
was 54.24% cheaper than road transport. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|