Título: | Otimização das rotas logísticas de caminhões de coleta seletiva a partir do uso de internet das coisas : um estudo de caso |
Autor(es): | Luz, Gustavo Pessoa Caixeta Pinto da |
Orientador(es): | Gomes, Paulo Celso dos Reis |
Assunto: | Roteirização (Logística) Internet das coisas |
Data de apresentação: | 3-Nov-2021 |
Data de publicação: | 14-Mar-2023 |
Referência: | LUZ, Gustavo Pessoa Caixeta Pinto da. Otimização das rotas logísticas de caminhões de coleta seletiva a partir do uso de internet das coisas: um estudo de caso. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O gerenciamento de resíduos e a alta concentração populacional são problemas que representam
um grande desafio para a humanidade. A coleta seletiva surgiu para auxiliar nessas questões,
porém ainda carece de muito investimento e melhorias, como o uso de tecnologia para reduzir
custos e otimizar as operações. Nesse contexto de cidades inteligentes e a partir da Agenda
2030, surgiu na Dinamarca um projeto para criar uma solução que mede o nível do lixo em
contêineres, que foi adaptada para o contexto brasileiro. O presente trabalho trata sobre a
aplicação de um modelo de otimização de rotas logísticas em uma empresa de Brasília-DF a
partir do uso de Internet das Coisas. Para isso, foi feita a comparação entre uma rota realizada
pela empresa atualmente e a rota a ser realizada a partir do uso de sensores informando qual o
preenchimento de cada contêiner. Utilizando a metodologia de mineração de dados CRISPDM, foi possível entender mais sobre o negócio, coletar, preparar, filtrar e realizar a roteirização
otimizada utilizando o software Google OR-Tools, seguindo a documentação do Capacitated
Vehicle Routing Problem. Foram analisados fatores ambientais e financeiros, havendo a
projeção dos ganhos ao longo do tempo. Os resultados mostraram a redução de 8,5% na
distância gasta e 17% no tempo gasto por rota, o que traz a economia de mais de 40 mil reais e
mais de 1,5 toneladas de dióxido de carbono despejadas na atmosfera por ano para a empresa
analisada. Ainda há limitações como o número de dispositivos conectados enviando dados e
número de rotas analisadas, porém foram trazidas informações de como continuar o projeto,
que pode ser aplicado e personalizado de acordo com o contexto. |
Abstract: | Waste management and high population concentration are problems that represent a great
challenge for humanity. Selective collection emerged to help with these issues, but it still
lacks a lot of investment and improvements, such as the use of technology to reduce costs
and optimize operations. In this context of smart cities and from the 2030 Agenda, a
project emerged in Denmark to create a solution that measures the level of garbage in
containers, which was adapted to the Brazilian context. This work deals with the
application of a logistic route optimization model in a company in Brasília-DF, using
Internet of Things. For this, a comparison was made between a route currently carried out
by the company and the same route to be carried out using sensors informing the filling
of each container. Using the CRISP-DM data mining methodology, it was possible to
understand more about the business, collect, prepare, filter, and perform the optimized
routes using the Google OR-Tools software, following the documentation of the
Capacitated Vehicle Routing Problem. Environmental and financial factors were
analyzed, with the projection of gains over time. The results showed a reduction of 8.5%
in the distance spent and 17% in the time spent per route, which brings savings of more
than 40 thousand Brazilian Reais and more than 1.5 tons of carbon dioxide dumped into
the atmosphere per year for the company analyzed. There are still limitations such as the
number of connected devices sending data and the number of analyzed routes, but
information was provided on how to continue the project, which can be applied and
customized according to the context. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.