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Título: Otimização das rotas logísticas de caminhões de coleta seletiva a partir do uso de internet das coisas : um estudo de caso
Autor(es): Luz, Gustavo Pessoa Caixeta Pinto da
Orientador(es): Gomes, Paulo Celso dos Reis
Assunto: Roteirização (Logística)
Internet das coisas
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 14-Mar-2023
Referência: LUZ, Gustavo Pessoa Caixeta Pinto da. Otimização das rotas logísticas de caminhões de coleta seletiva a partir do uso de internet das coisas: um estudo de caso. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O gerenciamento de resíduos e a alta concentração populacional são problemas que representam um grande desafio para a humanidade. A coleta seletiva surgiu para auxiliar nessas questões, porém ainda carece de muito investimento e melhorias, como o uso de tecnologia para reduzir custos e otimizar as operações. Nesse contexto de cidades inteligentes e a partir da Agenda 2030, surgiu na Dinamarca um projeto para criar uma solução que mede o nível do lixo em contêineres, que foi adaptada para o contexto brasileiro. O presente trabalho trata sobre a aplicação de um modelo de otimização de rotas logísticas em uma empresa de Brasília-DF a partir do uso de Internet das Coisas. Para isso, foi feita a comparação entre uma rota realizada pela empresa atualmente e a rota a ser realizada a partir do uso de sensores informando qual o preenchimento de cada contêiner. Utilizando a metodologia de mineração de dados CRISPDM, foi possível entender mais sobre o negócio, coletar, preparar, filtrar e realizar a roteirização otimizada utilizando o software Google OR-Tools, seguindo a documentação do Capacitated Vehicle Routing Problem. Foram analisados fatores ambientais e financeiros, havendo a projeção dos ganhos ao longo do tempo. Os resultados mostraram a redução de 8,5% na distância gasta e 17% no tempo gasto por rota, o que traz a economia de mais de 40 mil reais e mais de 1,5 toneladas de dióxido de carbono despejadas na atmosfera por ano para a empresa analisada. Ainda há limitações como o número de dispositivos conectados enviando dados e número de rotas analisadas, porém foram trazidas informações de como continuar o projeto, que pode ser aplicado e personalizado de acordo com o contexto.
Abstract: Waste management and high population concentration are problems that represent a great challenge for humanity. Selective collection emerged to help with these issues, but it still lacks a lot of investment and improvements, such as the use of technology to reduce costs and optimize operations. In this context of smart cities and from the 2030 Agenda, a project emerged in Denmark to create a solution that measures the level of garbage in containers, which was adapted to the Brazilian context. This work deals with the application of a logistic route optimization model in a company in Brasília-DF, using Internet of Things. For this, a comparison was made between a route currently carried out by the company and the same route to be carried out using sensors informing the filling of each container. Using the CRISP-DM data mining methodology, it was possible to understand more about the business, collect, prepare, filter, and perform the optimized routes using the Google OR-Tools software, following the documentation of the Capacitated Vehicle Routing Problem. Environmental and financial factors were analyzed, with the projection of gains over time. The results showed a reduction of 8.5% in the distance spent and 17% in the time spent per route, which brings savings of more than 40 thousand Brazilian Reais and more than 1.5 tons of carbon dioxide dumped into the atmosphere per year for the company analyzed. There are still limitations such as the number of connected devices sending data and the number of analyzed routes, but information was provided on how to continue the project, which can be applied and customized according to the context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
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