Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FelipeLeiteDinizPadua_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da aplicação do modelo Lean na implementação de uma fábrica de brownie
Autor(es): Pádua, Felipe Leite Diniz
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Produção enxuta
Mapeamento de processos (Administração)
Gestão de processos
Data de apresentação: 14-Out-2021
Data de publicação: 14-Mar-2023
Referência: PÁDUA, Felipe Leite Diniz. Uma análise da aplicação do modelo Lean na implementação de uma fábrica de brownie. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo geral desse estudo foi identificar a orientação de uma empresa que fabrica brownies para a produção enxuta, no que se refere aos princípios da metodologia Lean, e como podem trazer resultados. A filosofia japonesa do Lean Manufacturing foi criada em 1945 no Japão arrasado pós segunda guerra mundial, com o objetivo de reconstruir o país por meio de uma produção eficiente e com baixo desperdício. Ao longo do tempo foi-se provando um modelo de produção de muito sucesso. Compreender como uma indústria, de um segmento tradicional, nos dias atuais têm seguido o modelo de produção enxuta é importante para corroborar a força e eficiência do mesmo. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa aplicada através estudo de caso com abordagem qualitativa e seguindo um modelo exploratório. Foi possível identificar e analisar os princípios da metodologia presentes e difundidos por todas as áreas da empresa, alcançando o objetivo do trabalho. Assim como ao final do projeto, foram sugeridas recomendações de melhorias, a fim de atingir melhores resultados e possibilitar saltos ainda maiores da organização.
Abstract: The overall objective of this study was to identify the orientation of a company that produces brownies according to the Lean Manufacturing method and how it can provide better results. The japanese philosophy of Lean Manufacturing was created in 1945, after World War II, where a devasted Japan was looking for a way to rebuild the country based on eficient production and with lowest amount of waste. As the years passed, it has proved to be a successfull model. It is crucial to understand that nowadays, such a traditional segment of industry has continuously followed this innovative method, only to prove its power and efficiency. To reach the proposed goal, thorough research was made based on a case study with a qualitative approach following an exploratory method. It was possible to indentify and analyse the method’s principles throughout all areas of the enterprise, achieving the project’s objective. At the end of the trial, sugestions were made on possible improvements for the company, paving the way for better results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.