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Título: Inclusão escolar no Distrito Federal: análise de dados por Região Administrativa
Autor(es): Jesus, Kenia Daniel Arcântara de
Orientador(es): Braga, Ana Rita Costa de Souza Lobo
Assunto: Inclusão escolar
Distrito Federal (DF)
Estudantes
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2-Dez-2015
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: JESUS, Kenia Daniel Arcântara de. Inclusão escolar no Distrito Federal: análise de dados por Região Administrativa. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais tem sido amplamente discutida, tendo avanços significativos através de acordos internacionais e leis brasileiras que garantem ao aluno o direito ao ensino, e que as instituições forneçam serviços de apoio adequados, conforme suas necessidades. Os sistemas de ensino deverão assegurar que os professores sejam capacitados para o processo de inclusão desses alunos. Objetivo: o objetivo deste estudo é verificar e comparar a quantidade e o percentual de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classes comuns de escolas públicas de ensino regular fundamental, do 6° ao 9º ano, das Regiões Administrativas do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, o qual realizou-se uma pesquisa documental utilizando dados secundários de arquivos públicos fornecidos pela Gerência de Disseminação de Informações e Estatísticas Educacionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Após coletados, os dados foram categorizados, tabuados e analisados. Resultados: Observou-se que 05 Regiões Administrativas, possuem mais de 50% do total de alunos com desenvolvimento atípico nos anos pesquisados e algumas escolas dessas mesmas regiões se destacam com relação ao quantitativo de alunos matriculados. Discussão: Os resultados encontrados ampliaram as discussões sobre inclusão educacional, visto que o Distrito Federal tem uma porcentagem significativa desses alunos matriculados em classes comuns. Conclusão: Sugere-se a realização de estudos que possam identificar qual a realidade vivida por esses alunos inseridos nessas classes comuns e se as instituições realizam atendimento de qualidade, satisfatório aos estudantes, visto que o número de alunos matriculados cresce a cada ano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2015.
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