Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34134
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_TarciaMontenegroBrito_tcc.pdf911,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lixo e a aprendizagem na educação básica sob uma abordagem investigativa no ensino de Ciências
Autor(es): Brito, Tárcia Montenegro
Orientador(es): Albernaz, Alessandra Ferreira
Coorientador(es): Nascimento, Carla Neves do
Assunto: Educação ambiental
Lixo - reciclagem
Resíduos sólidos
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: BRITO, Tárcia Montenegro. O lixo e a aprendizagem na educação básica sob uma abordagem investigativa no ensino de Ciências. 2021. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho trouxe uma proposta de Educação Ambiental e teve como objetivo ampliar o debate em sala de aula relacionada à gestão apropriada dos resíduos sólidos fomentando a conscientização ambiental, pois considera-se que este é um grave desafio perante a sociedade de consumo dos dias de hoje. Foi realizada uma sequência didática com alunos do sexto ano de uma escola pública de Valparaíso de Goiás e utilizou a abordagem investigativa, método ativo que prima pela atuação dos estudantes de modo que eles sejam protagonistas no seu processo de aprendizagem, desenvolvendo o pensamento crítico, a autonomia e iniciativa. Que estes possam se admitir como sujeitos conscientes de sua ação no mundo, capazes de participar tanto dos problemas quanto de soluções que sejam viáveis e fundamentais para o futuro do planeta. Utilizar a abordagem investigativa em questões ambientais apresentou resultados satisfatórios, uma vez que o aluno pode passar a pensar mais sobre o tema, sendo mais questionador e buscando soluções para os desafios do cotidiano.
Abstract: This work brought a proposal for Environmental Education and aimed to broaden the debate in the classroom related to the proper management of solid waste, promoting environmental awareness, as it is considered that this is a serious challenge for the consumer society in the days of today. A didactic sequence was carried out with sixthyear students of a public school in Valparaíso de Goiás and used the investigative approach, an active method that strives for the performance of students so that they are protagonists in their learning process, developing critical thinking, autonomy and initiative. That they can admit themselves as subjects aware of their action in the world, capable of participating in both the problems and solutions that are viable and fundamental for the future of the planet. Using the investigative approach to environmental issues showed satisfactory results, as the student can start to think more about the topic, being more questioning and seeking solutions to everyday challenges.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.