Título: | O lixo e a aprendizagem na educação básica sob uma abordagem investigativa no ensino de Ciências |
Autor(es): | Brito, Tárcia Montenegro |
Orientador(es): | Albernaz, Alessandra Ferreira |
Coorientador(es): | Nascimento, Carla Neves do |
Assunto: | Educação ambiental Lixo - reciclagem Resíduos sólidos |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 13-Mar-2023 |
Referência: | BRITO, Tárcia Montenegro. O lixo e a aprendizagem na educação básica sob uma abordagem investigativa no ensino de Ciências. 2021. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho trouxe uma proposta de Educação Ambiental e teve como objetivo
ampliar o debate em sala de aula relacionada à gestão apropriada dos resíduos
sólidos fomentando a conscientização ambiental, pois considera-se que este é um
grave desafio perante a sociedade de consumo dos dias de hoje. Foi realizada uma
sequência didática com alunos do sexto ano de uma escola pública de Valparaíso de
Goiás e utilizou a abordagem investigativa, método ativo que prima pela atuação dos
estudantes de modo que eles sejam protagonistas no seu processo de aprendizagem,
desenvolvendo o pensamento crítico, a autonomia e iniciativa. Que estes possam se
admitir como sujeitos conscientes de sua ação no mundo, capazes de participar tanto
dos problemas quanto de soluções que sejam viáveis e fundamentais para o futuro do
planeta. Utilizar a abordagem investigativa em questões ambientais apresentou
resultados satisfatórios, uma vez que o aluno pode passar a pensar mais sobre o
tema, sendo mais questionador e buscando soluções para os desafios do cotidiano. |
Abstract: | This work brought a proposal for Environmental Education and aimed to broaden the
debate in the classroom related to the proper management of solid waste, promoting
environmental awareness, as it is considered that this is a serious challenge for the
consumer society in the days of today. A didactic sequence was carried out with sixthyear students of a public school in Valparaíso de Goiás and used the investigative
approach, an active method that strives for the performance of students so that they
are protagonists in their learning process, developing critical thinking, autonomy and
initiative. That they can admit themselves as subjects aware of their action in the world,
capable of participating in both the problems and solutions that are viable and
fundamental for the future of the planet. Using the investigative approach to
environmental issues showed satisfactory results, as the student can start to think
more about the topic, being more questioning and seeking solutions to everyday
challenges. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.