Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SilvaniaDaSilvaPires_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino investigativo sobre a compostagem com estudantes do ensino fundamental
Autor(es): Pires, Silvânia da Silva
Orientador(es): Pereira, Bárbara Camile Cavalcante
Assunto: Experimentação
Lixo - reciclagem
Compostagem
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: PIRES, Silvânia da Silva. O ensino investigativo sobre a compostagem com estudantes do ensino fundamental. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, São Simão-GO, 2021.
Resumo: O Ensino por Investigação em Ciências é considerado um modelo de proposta didática que utiliza de abordagens envolvendo a problematização e o desenvolvimento do pensamento cientifico reflexivo. Abordagem por investigação possibilita o aluno perceber essa área do saber com atividade diretamente relacionada à sua vida pessoal e coletiva. Neste sentido, o trabalho objetiva desenvolver o pensamento cientifico reflexivo, ampliar a relação sustentável com a natureza, através da ciclagem da matéria orgânica, com alunos do 7° ano de uma escola pública em São Simão-Go. Foram realizadas duas aulas utilizando abordagem investigativa qualitativa, com eixo temático sobre o meio ambiente e temas relacionados a geração de resíduos sólidos, compostagem e a utilização de insumos secundários. Durante as etapas foi observado uma ampliação significativa do conhecimento, principalmente no conhecimento prévio, problematização e contextualização. No conhecimento prévio ocorreu o estimulo da reflexão e questionamentos. Na problematização a questão problema juntamente com o experimento serviram como mediador do pensamento reflexivo e formulador de ideias. As atividades proporcionaram a inclusão dos alunos em um ciclo investigativo, tornando-os autores da construção de seu conhecimento. Conduto, esse crescimento não foi observado com todos os estudantes, devido à ausência na participação dos alunos em duas ou mais etapas propostas durante as aulas de ensino por investigação.
Abstract: Teaching by Investigation in Sciences is considered a model of didactic proposal that uses approaches involving the questioning and development of reflective scientific thinking. An investigation approach enables the student to perceive this area of knowledge as an activity directly related to their personal and collective life. In this sense, the work aims to develop reflective scientific thinking, expand the sustainable relationship with nature, through the cycling of organic matter, with students in the 7th year of a public school in São Simão-Go. Two classes were held using a qualitative investigative approach, with a thematic axis on the environment and topics related to the generation of solid waste, composting and the use of secondary inputs. During the stages, a significant expansion of knowledge was observed, mainly in prior knowledge, problematization and contextualization. Prior knowledge was stimulated by reflection and questioning. In the problematization, the problem question together with the experiment served as a mediator of reflective thinking and formulator of ideas. The activities provided the inclusion of students in an investigative cycle, making them authors of the construction of their knowledge. However, this growth was not observed with all students, due to the absence of student participation in two or more stages proposed during the investigation teaching classes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.