Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Bárbara Camile Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Pires, Silvânia da Silva | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Silvânia da Silva. O ensino investigativo sobre a compostagem com estudantes do ensino fundamental. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, São Simão-GO, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino por Investigação em Ciências é considerado um modelo de proposta didática
que utiliza de abordagens envolvendo a problematização e o desenvolvimento do
pensamento cientifico reflexivo. Abordagem por investigação possibilita o aluno
perceber essa área do saber com atividade diretamente relacionada à sua vida
pessoal e coletiva. Neste sentido, o trabalho objetiva desenvolver o pensamento
cientifico reflexivo, ampliar a relação sustentável com a natureza, através da ciclagem
da matéria orgânica, com alunos do 7° ano de uma escola pública em São Simão-Go.
Foram realizadas duas aulas utilizando abordagem investigativa qualitativa, com eixo
temático sobre o meio ambiente e temas relacionados a geração de resíduos sólidos,
compostagem e a utilização de insumos secundários. Durante as etapas foi observado
uma ampliação significativa do conhecimento, principalmente no conhecimento prévio,
problematização e contextualização. No conhecimento prévio ocorreu o estimulo da
reflexão e questionamentos. Na problematização a questão problema juntamente com
o experimento serviram como mediador do pensamento reflexivo e formulador de
ideias. As atividades proporcionaram a inclusão dos alunos em um ciclo investigativo,
tornando-os autores da construção de seu conhecimento. Conduto, esse crescimento
não foi observado com todos os estudantes, devido à ausência na participação dos
alunos em duas ou mais etapas propostas durante as aulas de ensino por
investigação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lixo - reciclagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compostagem | pt_BR |
dc.title | O ensino investigativo sobre a compostagem com estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T14:56:37Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T14:56:37Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34131 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teaching by Investigation in Sciences is considered a model of didactic proposal that
uses approaches involving the questioning and development of reflective scientific
thinking. An investigation approach enables the student to perceive this area of
knowledge as an activity directly related to their personal and collective life. In this
sense, the work aims to develop reflective scientific thinking, expand the sustainable
relationship with nature, through the cycling of organic matter, with students in the 7th
year of a public school in São Simão-Go. Two classes were held using a qualitative
investigative approach, with a thematic axis on the environment and topics related to
the generation of solid waste, composting and the use of secondary inputs. During the
stages, a significant expansion of knowledge was observed, mainly in prior knowledge,
problematization and contextualization. Prior knowledge was stimulated by reflection
and questioning. In the problematization, the problem question together with the
experiment served as a mediator of reflective thinking and formulator of ideas. The
activities provided the inclusion of students in an investigative cycle, making them
authors of the construction of their knowledge. However, this growth was not observed
with all students, due to the absence of student participation in two or more stages
proposed during the investigation teaching classes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|