Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34128
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RenataAssuncaoRochaSantos_tcc.pdf610,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atividade investigativa no ensino de Ciências : a influência da cobertura vegetal no processo de erosão hídrica do solo
Outros títulos: Research activity in Science teaching : the influence of vegetable cover in the soil water erosion process
Autor(es): Santos, Renata Assunção Rocha
Orientador(es): Souza, Vinícius Ricardo Marques de
Coorientador(es): Brito, Darlan Quinta de
Assunto: Experimentação
Ensino por investigação
Solos - erosão
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: SANTOS, Renata Assunção Rocha. A atividade investigativa no ensino de Ciências: a influência da cobertura vegetal no processo de erosão hídrica do solo. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem pela metodologia de investigação está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escola é um local fundamental para trabalhar o conhecimento dos estudantes sobre os mais diversos assuntos de forma interdisciplinar e proporcionar a mudança de comportamento e atitudes. Sendo assim, com o foco na metodologia investigativa, foi trabalhada a influência da cobertura vegetal no processo de erosão hídrica, por meio da experimentação, com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em um Colégio Estadual do município de Anápolis-Goiás. Desta forma, o objetivo principal da sequência didática descrita neste trabalho foi despertar nos estudantes uma mudança de consciência e comportamento ambiental, com relação à influência da cobertura vegetal no processo de erosão hídrica do solo. Ao finalizar a realização da atividade investigativa, e por meio da comparação das respostas dos questionários de diagnóstico inicial e final, verificou-se que os estudantes compreenderam que o processo erosivo é um fenômeno natural ocasionado pela água e que algumas medidas são eficientes no controle do processo erosivo, tais como o florestamento e manejo adequado do solo. Além disso, a maior parte dos estudantes conseguiram relacionar o conteúdo trabalhado com as questões ambientais do contexto local. Alguns itens do questionário mostraram um aprendizado insatisfatório de alguns temas, se considerada a análise estatística dos dados. Entretanto, quando considerado o tempo de realização da atividade e as condições em que foi realizada, durante a pandemia de Sars-Cov-19, pode-se concluir que os principais objetivos foram alcançados.
Abstract: The teaching-learning process through the investigation methodology is foreseen in the National Curriculum Parameters and in the Common National Curriculum Base (BNCC). The school is a fundamental place to work on the knowledge of students on a wide range of subjects in an interdisciplinary way and to provide a change in behavior and attitudes. Thus, with a focus on investigative methodology, the influence of vegetation cover on the water erosion process was worked out, through experimentation with students from the 6th year of elementary school at a State College, in Anápolis-Goiás. Thus, the main objective of this didactic sequence was to awaken in the students a change in their environmental awareness and behavior, regarding the influence of vegetation cover on the soil water erosion process. At the end of the investigative activity, and by comparing the answers to the initial and final diagnostic questionnaires, it was found that the students understood that the erosive process is a natural phenomenon caused by water, and that some measures are efficient in controlling of the erosive process, such as afforestation and adequate soil management. In addition, most students were able to relate the worked content to environmental issues in the local context. Some items in the questionnaire showed unsatisfactory learning of some topics, but when considering the time of activity and the conditions in which it was performed (Sars-Cov-19), it can be concluded that the main objectives were achieved was satisfactory in relation to the expected final result, but when taking into account the time taken to carry out this activity, the main actions were achieved.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.