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dc.contributor.advisorCardoso, Leandro Xavier-
dc.contributor.authorAraújo, Priscila Vanessa Rodrigues Dias de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Priscila Vanessa Rodrigues Dias de. Ensino de genética por investigação. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino de genética por investigação à alunos da 1ª série do ensino médio, composta por 41 alunos no modo híbrido de ensino, em uma escola particular em Sobradinho-DF. A natureza conceitual de genética gera uma grande dificuldade pela maioria dos educandos, desde o ensino fundamental. A falta de contextualidade dificulta o entendimento da molécula, levando a expressões de senso comum, muitas vezes errôneas. Ensinar a constituição e função da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) e todos os processos ligados a ela é um grande desafio para os professores de biologia e ciências. A proposta do ensino por investigação é abrir espaço para discussão e contraposição à repetição de métodos, de modo a propiciar subsídios para que o educando encontre essas respostas por meio de uma problematização. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é identificar como o ensino investigativo pode promover a construção dos conceitos acerca da molécula de DNA, sua função e constituição através da confecção de um modelo. Acredita-se que as atividades investigativas são capazes de tornar o estudante autônomo de seu conhecimento, desenvolvendo sendo crítico para entender e modificar o meio ao qual está inserido. Quanto à perspectiva metodológica a proposta mostrou-se efetiva qualitativamente em relação aos conceitos iniciais, além de desenvolver a criatividade através da criação de um modelo da molécula de DNA para explicar às questões iniciais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordGenéticapt_BR
dc.titleEnsino de genética por investigaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T13:32:03Z-
dc.date.available2023-03-13T13:32:03Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34125-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work is about a proposal for teaching genetics by investigation to 1st grade high school students, composed of 41 students in the hybrid mode of teaching, in a private school in Sobradinho -DF. The conceptual nature of genetics creates a great difficulty for most students, from elementary school onwards. The lack of contextuality makes it difficult to understand the molecule, leading to common sense expressions, which are often erroneous. Teaching the constitution and function of the DNA molecule (deoxyribonucleic acid) and all the processes related to it is a great challenge for biology and science teachers. The proposal of teaching by investigation is to open space for discussion and opposition to the repetition of methods, in order to provide subsidies for the student to find these answers through a questioning. In this perspective, the objective of this research is to identify how investigative teaching can promote the construction of concepts about the DNA molecule, its function and constitution through the making of a model. It is believed that investigative activities are able to make the student autonomous from their knowledge, developing being critical to understand and modify the environment in which they are inserted. As for the methodological perspective, the proposal proved to be qualitatively effective in relation to the initial concepts, in addition to developing creativity through the creation of a model of the DNA molecule to explain the initial questions.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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