Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Leandro Xavier | - |
dc.contributor.author | Araújo, Priscila Vanessa Rodrigues Dias de | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Priscila Vanessa Rodrigues Dias de. Ensino de genética por investigação. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino de genética por
investigação à alunos da 1ª série do ensino médio, composta por 41 alunos no
modo híbrido de ensino, em uma escola particular em Sobradinho-DF. A
natureza conceitual de genética gera uma grande dificuldade pela maioria dos
educandos, desde o ensino fundamental. A falta de contextualidade dificulta o
entendimento da molécula, levando a expressões de senso comum, muitas
vezes errôneas. Ensinar a constituição e função da molécula de DNA (ácido
desoxirribonucleico) e todos os processos ligados a ela é um grande desafio
para os professores de biologia e ciências. A proposta do ensino por
investigação é abrir espaço para discussão e contraposição à repetição de
métodos, de modo a propiciar subsídios para que o educando encontre essas
respostas por meio de uma problematização. Nesta perspectiva, o objetivo
desta pesquisa é identificar como o ensino investigativo pode promover a
construção dos conceitos acerca da molécula de DNA, sua função e
constituição através da confecção de um modelo. Acredita-se que as atividades
investigativas são capazes de tornar o estudante autônomo de seu
conhecimento, desenvolvendo sendo crítico para entender e modificar o meio
ao qual está inserido. Quanto à perspectiva metodológica a proposta mostrou-se efetiva qualitativamente em relação aos conceitos iniciais, além de
desenvolver a criatividade através da criação de um modelo da molécula de
DNA para explicar às questões iniciais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genética | pt_BR |
dc.title | Ensino de genética por investigação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T13:32:03Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T13:32:03Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34125 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work is about a proposal for teaching genetics by investigation to
1st grade high school students, composed of 41 students in the hybrid mode of
teaching, in a private school in Sobradinho -DF. The conceptual nature of
genetics creates a great difficulty for most students, from elementary school
onwards. The lack of contextuality makes it difficult to understand the molecule,
leading to common sense expressions, which are often erroneous. Teaching
the constitution and function of the DNA molecule (deoxyribonucleic acid) and
all the processes related to it is a great challenge for biology and science
teachers. The proposal of teaching by investigation is to open space for
discussion and opposition to the repetition of methods, in order to provide
subsidies for the student to find these answers through a questioning. In this
perspective, the objective of this research is to identify how investigative
teaching can promote the construction of concepts about the DNA molecule, its
function and constitution through the making of a model. It is believed that
investigative activities are able to make the student autonomous from their
knowledge, developing being critical to understand and modify the environment
in which they are inserted. As for the methodological perspective, the proposal
proved to be qualitatively effective in relation to the initial concepts, in addition
to developing creativity through the creation of a model of the DNA molecule to
explain the initial questions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|