Título: | Entomologia no ensino de Ciências : um estudo de caso no ensino fundamental anos finais |
Autor(es): | Lima, Michelle Palmier dos Santos |
Orientador(es): | Costa, Marcos Rogério Martins |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Inseto Entomologia |
Data de apresentação: | 12-Nov-2021 |
Data de publicação: | 13-Mar-2023 |
Referência: | LIMA, Michelle Palmier dos Santos. Entomologia no ensino de Ciências: um estudo de caso no ensino fundamental anos finais. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O ensino de entomologia é importante para a formação de ciências no ensino
fundamental, pois esse componente curricular, além de destacar a vida e a
morfologia dos insetos, enfatiza a consciência ambiental e a relação do homem com
o meio ambiente. Há diversas formas e recursos para o ensino sobre os insetos.
Dentre eles, existe a metodologia do ensino investigativo, a qual visa a atuação do
aluno de forma ativa durante a construção do conhecimento, formando cidadãos
críticos capazes observar problemas e formular hipóteses. Partindo dessa
abordagem, fez-se o planejamento de uma sequência didática que objetivou o
ensino investigativo por meio de uma atividade de pesquisa em campo com o uso da
fotografia para identificar e compreender os insetos. O planejamento da sequência
didática foi dividida em três partes, a saber: (i) aula introdutória; (ii) atividade
investigativa; (iii) discussão dos conteúdos e fechamento do núcleo disciplinar de
aprendizagem. A sequência didática planejada foi aplicada em uma oficina
pedagógica oferecida na plataforma da UnB através do Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com
abordagem qualitativa, sendo que foram utilizados, como instrumentos de coleta de
dados, dois questionários – um aplicado antes da sequência e outro depois da
realização da atividade investigativa. Como resultados, os questionários
possibilitaram verificar o nível de aprendizagem adquirido com a aplicação da
sequência didática e apontaram a eficiência do plano de ensino aplicado,
considerando, como aspecto positivo, o aumento do nível de aprendizagem e, como
aspecto de melhoria, a baixa adesão dos estudantes à atividade, em virtude do
contexto de ensino remoto e pandemia de covid-19. |
Abstract: | The teaching of entomology is important for science education in elementary school,
as this curricular component, in addition to highlighting the life and morphology of
insects, emphasizes environmental awareness and the relationship between man
and the environment. There are many ways and resources for teaching about
insects. Among them, there is the investigative teaching methodology, which aims at
the student's performance in an active way during the construction of knowledge,
forming critical citizens capable of observing problems and formulating hypotheses.
Based on this approach, a didactic sequence was planned, aimed at investigative
teaching through a field research activity with the use of photography to identify and
understand insects. The planning of the didactic sequence was divided into three
parts, namely: (i) introductory class; (ii) investigative activity; (iii) discussion of the
contents and closing of the disciplinary learning core. The planned didactic sequence
was applied in a pedagogical workshop offered on the UnB platform through the
Virtual Learning Environment (VLE). Methodologically, this is a case study with a
qualitative approach, and two questionnaires were used as data collection
instruments – one applied before the sequence and the other after carrying out the
investigative activity. As a result, the questionnaires made it possible to verify the
level of learning acquired with the application of the didactic sequence and indicated
the efficiency of the teaching plan applied, considering, as a positive aspect, the
increase in the level of learning and, as an aspect of improvement, the low
adherence students to the activity, due to the context of remote learning and the
covid-19 pandemic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.