Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3411
Título: | A função do professor na educação infantil : limites entre o cuidar e o educar |
Autor(es): | Silva, Camilla Freitas Velasco da |
Orientador(es): | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Educação de crianças Creches Prática de ensino |
Data de apresentação: | 12-Dez-2011 |
Data de publicação: | 30-Abr-2012 |
Referência: | SILVA, Camilla Freitas Velasco da. A função do professor na educação infantil: limites entre o cuidar e o educar. 2011. 96 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido na forma de pesquisa em uma creche na cidade do Lago Sul/DF, com o objetivo de realizar observações do cotidiano das professoras, alunos e da coordenadora pedagógica e, ainda, realizar entrevistas e discussões reflexivas sobre o ato de educar com uma professora do Jardim I, com o intuito de investigar suas concepções e realidades vividas sobre e na escola, promovendo assim uma intervenção no que tange as reflexões sobre a sua pratica. As descrições das observações realizadas na creche proporcionaram uma visão geral da dinâmica da Instituição, da coordenação e do fazer pedagógico que se exerce naquele espaço. Buscou-se investigar - com um olhar psicanalítico - as questões que circundam a prática pedagógica, por meio de uma escuta diferenciada, focando a posição que a professora ocupa e, os processos envolvidos no ensino. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons