Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LaysAraujoDeSousa_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Dianne Michelle Alves da-
dc.contributor.authorSousa, Lays Araújo de-
dc.identifier.citationSOUSA, Lays Araújo de. Que tecido é esse: uma proposta investigativa. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractRecentemente o componente curricular de ciências naturais passou por reestruturações como a divisão em unidades temáticas, acompanhando as mudanças na sociedade. Dessa forma, não é proveitoso que as metodologias de ensino continuem centradas em uma abordagem tradicional, na qual o professor é o centro do processo de aprendizagem. O objetivo desse trabalho é avaliar os principais tipos de tecido com a aplicação de uma atividade investigativa com imagens microscópicas. Essa atividade foi realizada com alunos do sexto ano, no Centro de Ensino Fundamental 28 de Ceilândia- CEF 28. Os estudantes desenvolveram diferentes modelos dos tipos de tecido por meio de um problema fictício envolvendo microscopias de tecido animal. O envolvimento dos alunos foi bastante expressivo e a atividade contribuiu de forma significativa para as aprendizagens, foram desenvolvidos modelos de tipos de tecidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordCélulas (Biologia)pt_BR
dc.titleQue tecido é esse : uma proposta investigativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-09T14:06:29Z-
dc.date.available2023-03-09T14:06:29Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34096-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Recently the Natural Science school course has passed through some restructurings, such as its division into thematic units, following the changes in society. Therefore, it is not convenient that the teaching methodologies keep focused on a traditional approach in which teachers are the center of the learning process. This work aims to evaluate the main types of tissue by doing an investigative activity with microscopic images. This activity was done with sixth grade students, at the school Centro de Ensino Fundamental 28 de Ceilândia- CEF 28. The students developed different models of the types of tissue through a fictitious problem concerning microscopies of animal tissue. The involvement of the students was quite expressive and the activity contributed significantly to their learning, models of tissue types were developed.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.