Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroSoaresSouza_tcc.pdf957,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendendo com jogos, estudo e aplicações na comunidade de Planaltina-DF
Autor(es): Souza, Pedro Soares
Orientador(es): Vasconcelos, Rosylane Doris de
Assunto: Ensino fundamental - jogos educativos
Jogos educativos
Pedagogos - prática profissional
Pedagogia - prática
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: SOUZA, Pedro Soares. Aprendendo com jogos, estudo e aplicações na comunidade de Planaltina-DF. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O ensino com metodologias ativas vem ano após ano ganhando força dentro de sala de aula, em um processo natural no qual há uma relativização do ensino tradicional e da metodologia expositiva. Professores buscam alternativas para manter a atenção dos seus estudantes para a sua aula e torná-los protagonistas do próprio processo de ensino-aprendizagem. E esse seria o cenário ideal; de um ponto de vista mais real, apesar do esforço de muitos professores em saírem da zona de conforto e considerar a possibilidade de trabalhar metodologias que ofereçam uma atenção maior para o aluno. Sabe-se que ainda há números expressivos de evasão escolar, competitividade entre o conteúdo do telefone-celular e o conteúdo da aula, entre outras dificuldades didático-pedagógicas. Acreditamos que o uso de jogos em sala de aula por meio da ludicidade é uma boa alternativa para aumentar a eficiência e a produtividade tanto dos professores quanto dos seus estudantes. Em análise, buscamos entender como os professores enxergam as dinâmicas lúdicas e a aplicação delas em sala de aula, como também, abordar experiências positivas e negativas com o uso de uma metodologia ativa por meio dos jogos; para isso, desenvolvemos uma pesquisa de metodologia qualitativa na cidade satélite de Planaltina, no Distrito Federal. O presente trabalho tem como hipótese que o uso do ensino lúdico por meio de jogos está em ascensão, mas ainda há muito a evoluir. A pesquisa tem como público-alvo professores de Ciências Naturais do ensino fundamental, em atividade ou não, que atuam em Planaltina DF; e buscamos compreender o quão real e o quão eficiente é a opção de trabalhar com jogos em sala de aula, e quais são os possíveis entraves ou limitações que possam existir.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.