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dc.contributor.advisorVasconcelos, Rosylane Doris de-
dc.contributor.authorSouza, Pedro Soares-
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Soares. Aprendendo com jogos, estudo e aplicações na comunidade de Planaltina-DF. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO ensino com metodologias ativas vem ano após ano ganhando força dentro de sala de aula, em um processo natural no qual há uma relativização do ensino tradicional e da metodologia expositiva. Professores buscam alternativas para manter a atenção dos seus estudantes para a sua aula e torná-los protagonistas do próprio processo de ensino-aprendizagem. E esse seria o cenário ideal; de um ponto de vista mais real, apesar do esforço de muitos professores em saírem da zona de conforto e considerar a possibilidade de trabalhar metodologias que ofereçam uma atenção maior para o aluno. Sabe-se que ainda há números expressivos de evasão escolar, competitividade entre o conteúdo do telefone-celular e o conteúdo da aula, entre outras dificuldades didático-pedagógicas. Acreditamos que o uso de jogos em sala de aula por meio da ludicidade é uma boa alternativa para aumentar a eficiência e a produtividade tanto dos professores quanto dos seus estudantes. Em análise, buscamos entender como os professores enxergam as dinâmicas lúdicas e a aplicação delas em sala de aula, como também, abordar experiências positivas e negativas com o uso de uma metodologia ativa por meio dos jogos; para isso, desenvolvemos uma pesquisa de metodologia qualitativa na cidade satélite de Planaltina, no Distrito Federal. O presente trabalho tem como hipótese que o uso do ensino lúdico por meio de jogos está em ascensão, mas ainda há muito a evoluir. A pesquisa tem como público-alvo professores de Ciências Naturais do ensino fundamental, em atividade ou não, que atuam em Planaltina DF; e buscamos compreender o quão real e o quão eficiente é a opção de trabalhar com jogos em sala de aula, e quais são os possíveis entraves ou limitações que possam existir.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - jogos educativospt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.titleAprendendo com jogos, estudo e aplicações na comunidade de Planaltina-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-09T12:30:10Z-
dc.date.available2023-03-09T12:30:10Z-
dc.date.submitted2019-11-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34093-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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