Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JanainaLopesXavier_tcc.pdf785,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção empírica da 1ª Lei de Ohm através de uma proposta investigativa utilizando simulações
Autor(es): Xavier, Janaína Lopes
Orientador(es): Portugal, Khalil Oliveira
Assunto: Experimentação
Ensino por investigação
Física - estudo e ensino
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: XAVIER, Janaína Lopes. Construção empírica da 1ª Lei de Ohm através de uma proposta investigativa utilizando simulações. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Considerando as dificuldades de aprendizado dos estudantes no ensino de física, especificamente o conteúdo de 1ª Lei de Ohm, relatado em vários trabalhos como um conteúdo abstrato e de difícil compreensão dos estudantes, esse trabalho buscou contribuir para a apropriação do conhecimento a partir de uma atividade investigativa. Para isso foi utilizado a metodologia de ensino por investigação, seguindo assim as etapas necessárias a fim que os estudantes possam construir o conhecimento científico. Este trabalho foi realizado com estudantes do ensino médio de uma escola publica de Anápolis – Goiás. Por ser em período de pandemia, devido a covid-19, as etapas da pesquisa foram realizadas de forma hibrida, ou seja, uma parte online e outra presencial. Para a realização da atividade investigativa, foi utilizado o simulador de circuito elétrico PhET, disponibilizado online aos estudantes, para a execução da atividade proposta. Com o objetivo de que os estudantes construam o conceito de resistência e compreenda a relação entre as variáveis, tensão, corrente e resistência, foi utilizada uma abordagem matemática acerca da equação da reta. Nesse sentido os estudantes puderam construir a 1ª Lei de Ohm a partir da equação da reta estabelecendo relações entre as variáveis física a partir da elaboração e análise de um gráfico a partir de dados obtidos em um circuito construído pelos estudantes no simulador de circuito elétrico PhET. Com a realização das análises dos gráficos foi possibilitado aos estudantes a possibilidade de inserir hipóteses ou refutá-las, e assim construindo conceitos e compreendo as leis físicas.
Abstract: Considering the learning difficulties of students in physics teaching, specifically the content of 1st Ohm's Law, reported in several works as an abstract content and difficult to understand by students, this work sought to contribute to the appropriation of knowledge from an investigative activity. For this, it was used the methodology of teaching by investigation, following the necessary steps so that students can build scientific knowledge. This work was carried out with high school students of a public school in Anápolis - Goiás. For being in pandemic period, due to the covid-19, the research steps were carried out in a hybrid way, i.e., a part online and another in person. For the accomplishment of the investigative activity, it was used the PhET electric circuit simulator, available online to the students, for the execution of the proposed activity. Aiming the students to build the concept of resistance and understand the relationship between the variables, voltage, current and resistance, it was used a mathematical approach about the equation of the straight line. In this sense, the students were able to construct the 1st Ohm's Law from the straight line equation, establishing relations between the physical variables from the elaboration and analysis of a graphic from data obtained in a circuit built by the students in the electric circuit simulator PhET. With the realization of the graphs analysis it was made possible to the students the possibility to insert hypothesis or refute them, and thus building concepts and understanding the physical laws.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.