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Título: A forma difícil da raça : Rosana Paulino e as representações da mulher negra na arte brasileira
Autor(es): Sirqueira, Karoline Lima
Orientador(es): Dunaeva, Cristina Antonioevna
Assunto: Mulheres na arte
Mulheres negras
Fotografia
Pintura
Data de apresentação: 5-Jun-2019
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: SIRQUEIRA, Karoline Lima. A forma difícil da raça: Rosana Paulino e as representações da mulher negra na arte brasileira, 2019. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A artista contemporânea Rosana Paulino destaca-se no cenário da arte brasileira recente pela escolha reiterada de temas concernentes à raça, sobretudo no que toca a sua construção imagética ao longo da história brasileira. Trabalhando sobre diferentes suportes, Paulino frequentemente revisita imagens de arquivo do século dezenove que figuram a "mulher negra" em diferentes regimes de visualidade, e, longe de simplesmente relembrá-las acriticamente, Paulino glosa e subverte tais imagens a partir de procedimentos plásticos orientados para a inscrição, para a marca e para rasura. A partir desse conjunto inicial de temas e procedimentos, esta monografia tencionou descrever as imagens de Paulino à luz dos próprios conceitos e categorias que lhes seriam próprios. Isto é, na mesma medida em que a obra coloca a relação tensa entre raça e imagem, tentou-se construir uma teoria da arte atenta a essa relação. Para tal, propomos que, dentro da obra de Paulino, a "raça" existe no conteúdo e no procedimento plástico, na imagem e na marca feita sobre a imagem. Observando que a "mulher negra" se repete ao longo dos seus trabalhos sempre sob o signo do desaparecimento e da ausência, utilizamos o conceito de "espectro" para entender a existência da raça nessas imagens: de acordo com nosso entendimento, dentro do pensamento plástico de Paulino, o "espectro" da "mulher negra" seria uma maneira de conjugar o visível e o invisível dentro da imagem, e em última instância, conteúdo e forma.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
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Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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