Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dunaeva, Cristina Antonioevna | - |
dc.contributor.author | Sirqueira, Karoline Lima | - |
dc.identifier.citation | SIRQUEIRA, Karoline Lima. A forma difícil da raça: Rosana Paulino e as representações da mulher negra na arte brasileira, 2019. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A artista contemporânea Rosana Paulino destaca-se no cenário da arte brasileira recente pela
escolha reiterada de temas concernentes à raça, sobretudo no que toca a sua construção imagética
ao longo da história brasileira. Trabalhando sobre diferentes suportes, Paulino frequentemente
revisita imagens de arquivo do século dezenove que figuram a "mulher negra" em diferentes regimes
de visualidade, e, longe de simplesmente relembrá-las acriticamente, Paulino glosa e subverte tais
imagens a partir de procedimentos plásticos orientados para a inscrição, para a marca e para rasura.
A partir desse conjunto inicial de temas e procedimentos, esta monografia tencionou descrever as
imagens de Paulino à luz dos próprios conceitos e categorias que lhes seriam próprios. Isto é, na
mesma medida em que a obra coloca a relação tensa entre raça e imagem, tentou-se construir uma
teoria da arte atenta a essa relação.
Para tal, propomos que, dentro da obra de Paulino, a "raça" existe no conteúdo e no procedimento
plástico, na imagem e na marca feita sobre a imagem. Observando que a "mulher negra" se repete ao
longo dos seus trabalhos sempre sob o signo do desaparecimento e da ausência, utilizamos o
conceito de "espectro" para entender a existência da raça nessas imagens: de acordo com nosso
entendimento, dentro do pensamento plástico de Paulino, o "espectro" da "mulher negra" seria uma
maneira de conjugar o visível e o invisível dentro da imagem, e em última instância, conteúdo e
forma. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura | pt_BR |
dc.title | A forma difícil da raça : Rosana Paulino e as representações da mulher negra na arte brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T10:54:04Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09T10:54:04Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34089 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|