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Título: Catástrofe climática venusiana e possível cenário do futuro do nosso planeta : uma atividade investigativa de aprendizagem
Autor(es): Beserra, Fernando Júnio Soares
Orientador(es): Polito, Antony Marco Mota
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Experimentação
Efeito estufa
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 8-Mar-2023
Referência: BESERRA, Fernando Júnio Soares. Catástrofe climática venusiana e possível cenário do futuro do nosso planeta: uma atividade investigativa de aprendizagem. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Novas descobertas têm motivado uma crescente preocupação em todo planeta a respeito das mudanças climáticas. Essas mudanças estão diretamente relacionadas com o aquecimento global e a intensificação do fenômeno do efeito estufa. Mas, apesar de serem assuntos de fácil acesso à população, a dinâmica e os fatores por detrás desses fenômenos ainda são motivos de muita confusão, principalmente, para os alunos do ensino médio. No contexto das Atividades por Investigação (AI), visualizamos a possibilidade de abordamos tais assuntos através da contextualização com o noticiário dos últimos dois anos sobre sinais indicadores da possibilidade de ter existido vida, no planeta Vênus, um planeta muito semelhante ao nosso, mas que passa por uma catástrofe climática, como resultado de um aquecimento global desenfreado. Dessa forma, o presente trabalho propõe-se a apresentar uma AI voltada para a aprendizagem de conceitos relacionados ao aquecimento do planeta Terra, pela intensificação do efeito estufa, e a analisar os resultados alcançados a partir da sua aplicação em turmas da primeira série do ensino médio.
Abstract: New discoveries have motivated an oncoming concern, in the whole planet, about the problem related to climate changes. These changes are directly related with the global warming and the intensification of the greenhouse effect. But, although information about these effects is easy to obtain from media, the dynamics and the factors behind the phenomenon related to that are reasons for lot of misunderstandings, mainly, for high school students. In the context of investigative learning approach, we visualized a possibility of the exploration of this topic through the contextualization with news about two years ago about indicator signs of the possibility of past existence of life in Venus, a planet so similar to ours, but at the moment is a place where a climate catastrophe happens because an unstopping greenhouse effect. Therefore, the present article addresses the presentation of an investigative activity turned to concepts related to Earth’s global warming by the intensification of the greenhouse effect and the analyses of the results achieved from the application of that activity for a first-year class of high school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
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Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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