Título: | Catástrofe climática venusiana e possível cenário do futuro do nosso planeta : uma atividade investigativa de aprendizagem |
Autor(es): | Beserra, Fernando Júnio Soares |
Orientador(es): | Polito, Antony Marco Mota |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Experimentação Efeito estufa |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 8-Mar-2023 |
Referência: | BESERRA, Fernando Júnio Soares. Catástrofe climática venusiana e possível cenário do futuro do nosso planeta: uma atividade investigativa de aprendizagem. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Novas descobertas têm motivado uma crescente preocupação em todo planeta a
respeito das mudanças climáticas. Essas mudanças estão diretamente relacionadas
com o aquecimento global e a intensificação do fenômeno do efeito estufa. Mas,
apesar de serem assuntos de fácil acesso à população, a dinâmica e os fatores por
detrás desses fenômenos ainda são motivos de muita confusão, principalmente, para
os alunos do ensino médio. No contexto das Atividades por Investigação (AI),
visualizamos a possibilidade de abordamos tais assuntos através da contextualização
com o noticiário dos últimos dois anos sobre sinais indicadores da possibilidade de ter
existido vida, no planeta Vênus, um planeta muito semelhante ao nosso, mas que
passa por uma catástrofe climática, como resultado de um aquecimento global
desenfreado. Dessa forma, o presente trabalho propõe-se a apresentar uma AI
voltada para a aprendizagem de conceitos relacionados ao aquecimento do planeta
Terra, pela intensificação do efeito estufa, e a analisar os resultados alcançados a
partir da sua aplicação em turmas da primeira série do ensino médio. |
Abstract: | New discoveries have motivated an oncoming concern, in the whole planet, about the
problem related to climate changes. These changes are directly related with the global
warming and the intensification of the greenhouse effect. But, although information
about these effects is easy to obtain from media, the dynamics and the factors behind
the phenomenon related to that are reasons for lot of misunderstandings, mainly, for
high school students. In the context of investigative learning approach, we visualized
a possibility of the exploration of this topic through the contextualization with news
about two years ago about indicator signs of the possibility of past existence of life in
Venus, a planet so similar to ours, but at the moment is a place where a climate
catastrophe happens because an unstopping greenhouse effect. Therefore, the
present article addresses the presentation of an investigative activity turned to
concepts related to Earth’s global warming by the intensification of the greenhouse
effect and the analyses of the results achieved from the application of that activity for
a first-year class of high school. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.