Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandoJunioSoaresBeserra_tcc.pdf2,58 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPolito, Antony Marco Mota-
dc.contributor.authorBeserra, Fernando Júnio Soares-
dc.identifier.citationBESERRA, Fernando Júnio Soares. Catástrofe climática venusiana e possível cenário do futuro do nosso planeta: uma atividade investigativa de aprendizagem. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNovas descobertas têm motivado uma crescente preocupação em todo planeta a respeito das mudanças climáticas. Essas mudanças estão diretamente relacionadas com o aquecimento global e a intensificação do fenômeno do efeito estufa. Mas, apesar de serem assuntos de fácil acesso à população, a dinâmica e os fatores por detrás desses fenômenos ainda são motivos de muita confusão, principalmente, para os alunos do ensino médio. No contexto das Atividades por Investigação (AI), visualizamos a possibilidade de abordamos tais assuntos através da contextualização com o noticiário dos últimos dois anos sobre sinais indicadores da possibilidade de ter existido vida, no planeta Vênus, um planeta muito semelhante ao nosso, mas que passa por uma catástrofe climática, como resultado de um aquecimento global desenfreado. Dessa forma, o presente trabalho propõe-se a apresentar uma AI voltada para a aprendizagem de conceitos relacionados ao aquecimento do planeta Terra, pela intensificação do efeito estufa, e a analisar os resultados alcançados a partir da sua aplicação em turmas da primeira série do ensino médio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordEfeito estufapt_BR
dc.titleCatástrofe climática venusiana e possível cenário do futuro do nosso planeta : uma atividade investigativa de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-08T14:16:44Z-
dc.date.available2023-03-08T14:16:44Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34076-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1New discoveries have motivated an oncoming concern, in the whole planet, about the problem related to climate changes. These changes are directly related with the global warming and the intensification of the greenhouse effect. But, although information about these effects is easy to obtain from media, the dynamics and the factors behind the phenomenon related to that are reasons for lot of misunderstandings, mainly, for high school students. In the context of investigative learning approach, we visualized a possibility of the exploration of this topic through the contextualization with news about two years ago about indicator signs of the possibility of past existence of life in Venus, a planet so similar to ours, but at the moment is a place where a climate catastrophe happens because an unstopping greenhouse effect. Therefore, the present article addresses the presentation of an investigative activity turned to concepts related to Earth’s global warming by the intensification of the greenhouse effect and the analyses of the results achieved from the application of that activity for a first-year class of high school.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.