Título: | Ensinando condução térmica usando a abordagem investigativa para o ensino fundamental |
Outros títulos: | Teaching thermal conducting using the investigative approach for elementary school |
Autor(es): | Alves, Delzimar Prates |
Orientador(es): | Silva Filho, Olavo Leopoldino da |
Assunto: | Ensino por investigação Ciências - ensino - experimentação Calor - transmissão |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 7-Mar-2023 |
Referência: | ALVES, Delzimar Prates. Ensinando condução térmica usando a abordagem investigativa para o ensino fundamental. 2021. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A partir de um levantamento do estado da arte realizado com pesquisas nos últimos
cinco anos, observamos que as pesquisas que trabalham os conceitos da
termodinâmica e que são baseadas no ensino por investigação ainda se concentram
no ensino médio. Este trabalho buscou suprir em parte essa lacuna, ao buscar acessar
os alunos do ensino fundamental a partir de um ensino mais investigativo e ativo.
Neste sentido, o objetivo foi saber como as atividades baseadas no ensino por
investigação e na aprendizagem significativa de Ausubel poderiam proporcionar a
compreensão das formas de propagação de calor. Focou-se no ensino das formas de
propagação de calor visando a habilidade (EF07CI03) da Base Nacional Comum
Curricular. A sequência didática utilizada propôs uma atividade investigativa sobre
condução térmica baseada no modelo de Monk e Dillon. A pesquisa foi feita com
alunos do 7º ano de uma escola pública do Distrito Federal. A teoria de Ausubel foi
relevante para orientar o planejamento das atividades investigativas traçando ações
como a necessidade de um organizador prévio (aula expositiva) para que os alunos
tivessem subsunçores suficientes para elaborarem a argumentação durante a
aplicação da atividade investigativa. Ao final os resultados mostraram que os alunos
compreenderam o que são condutores e isolantes térmicos. |
Abstract: | Based on a survey of the state of the art carried out with research in the last five years,
we observe that research that works with the concepts of thermodynamics and that is
based on teaching by investigation is still concentrated in high school. This work sought
to partially fill this gap, by seeking to access elementary school students from a more
investigative and active teaching. In this sense, the objective was to know how
activities based on teaching by investigation and Ausubel's meaningful learning could
provide an understanding of the forms of heat propagation. It focused on teaching the
forms of heat propagation aiming at the skill (EF07CI03) of the National Common
Curriculum Base. The didactic sequence used proposed an investigative activity on
thermal conduction based on the Monk and Dillon model. The research was carried
out with 7th grade students from a public school in the Federal District. Ausubel's
theory was relevant to guide the planning of investigative activities, outlining actions
such as the need for a previous organizer (expository class) so that students had
sufficient subsumers to elaborate arguments during the application of the investigative
activity. In the end, the results showed that the students understood what thermal
conductors and insulators are. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.