Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DelzimarPratesAlves_tcc.pdf490,59 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
dc.contributor.authorAlves, Delzimar Prates-
dc.identifier.citationALVES, Delzimar Prates. Ensinando condução térmica usando a abordagem investigativa para o ensino fundamental. 2021. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA partir de um levantamento do estado da arte realizado com pesquisas nos últimos cinco anos, observamos que as pesquisas que trabalham os conceitos da termodinâmica e que são baseadas no ensino por investigação ainda se concentram no ensino médio. Este trabalho buscou suprir em parte essa lacuna, ao buscar acessar os alunos do ensino fundamental a partir de um ensino mais investigativo e ativo. Neste sentido, o objetivo foi saber como as atividades baseadas no ensino por investigação e na aprendizagem significativa de Ausubel poderiam proporcionar a compreensão das formas de propagação de calor. Focou-se no ensino das formas de propagação de calor visando a habilidade (EF07CI03) da Base Nacional Comum Curricular. A sequência didática utilizada propôs uma atividade investigativa sobre condução térmica baseada no modelo de Monk e Dillon. A pesquisa foi feita com alunos do 7º ano de uma escola pública do Distrito Federal. A teoria de Ausubel foi relevante para orientar o planejamento das atividades investigativas traçando ações como a necessidade de um organizador prévio (aula expositiva) para que os alunos tivessem subsunçores suficientes para elaborarem a argumentação durante a aplicação da atividade investigativa. Ao final os resultados mostraram que os alunos compreenderam o que são condutores e isolantes térmicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências - ensino - experimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordCalor - transmissãopt_BR
dc.titleEnsinando condução térmica usando a abordagem investigativa para o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching thermal conducting using the investigative approach for elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T15:35:30Z-
dc.date.available2023-03-07T15:35:30Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34064-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Based on a survey of the state of the art carried out with research in the last five years, we observe that research that works with the concepts of thermodynamics and that is based on teaching by investigation is still concentrated in high school. This work sought to partially fill this gap, by seeking to access elementary school students from a more investigative and active teaching. In this sense, the objective was to know how activities based on teaching by investigation and Ausubel's meaningful learning could provide an understanding of the forms of heat propagation. It focused on teaching the forms of heat propagation aiming at the skill (EF07CI03) of the National Common Curriculum Base. The didactic sequence used proposed an investigative activity on thermal conduction based on the Monk and Dillon model. The research was carried out with 7th grade students from a public school in the Federal District. Ausubel's theory was relevant to guide the planning of investigative activities, outlining actions such as the need for a previous organizer (expository class) so that students had sufficient subsumers to elaborate arguments during the application of the investigative activity. In the end, the results showed that the students understood what thermal conductors and insulators are.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.