Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunoCezarAlvesDaCosta_tcc.pdf756,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fuga científica : uma proposta de ensino sobre estrutura atômica
Autor(es): Costa, Bruno Cézar Alves da
Orientador(es): Bottechia, Juliana Alves de Araújo
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Experimentação
Química - estudo e ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 7-Mar-2023
Referência: COSTA, Bruno Cézar Alves da. Fuga científica: uma proposta de ensino sobre estrutura atômica. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Essa proposta, desenvolvida na forma de Escape Room, articulada ao ensino de ciências por investigação teve como objetivo fazer com que os estudantes do ensino médio compreendessem conceitos básicos sobre a estrutura atômica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com delineamento de pesquisa participante e a proposta denominada FUGA CIENTÍFICA foi realizada em três etapas. Para a construção das informações da pesquisa, foram usadas diferentes técnicas: observação sistemática e narrativas, registradas em diário de campo, sobre cada etapa, além das produções dos alunos da ETAPA 3. Neste viés, o projeto ocorreu em um Centro Educacional do Distrito Federal. Participaram desta pesquisa quatro estudantes do Ensino Médio, uma professora de Educação Física e o professor de Ciências Naturais. Podemos inferir a partir das análises que o Escape Room: FUGA CIENTÍFICA mostrou-se uma estratégia de ensino efetiva, pois: 1. Possibilitou interação dos estudantes, estimulando experiências individuais, coletivas e sociais; 2. Aumentou o engajamento dos estudantes na mobilização de habilidades para resolução de problemas e 3. Compreensão de conteúdos curriculares utilizados, no caso desse estudo, sobre a estrutura atômica. Portanto, desenvolver o projeto FUGA CIENTÍFICA, articulado ao ensino de ciências por investigação torna a aprendizagem dos discentes mais divertida e permite que os estudantes se sintam motivados e interessados em participar do processo de construção do seu conhecimento científico.
Abstract: This proposal, developed in the form of an Escape Room, articulated with the teaching of science through investigation, aimed to make high school students understand basic concepts about the atomic structure. The methodology used was qualitative, with a participant research design, and the proposal called SCIENTIFIC ESCAPE was carried out in three stages. For the construction of research information, different techniques were used: systematic observation and narratives, recorded in a field diary, about each stage, in addition to the productions of students from STAGE 3. In this vein, the project took place at the Supernova Educational Center in Taguatinga, Federal District. Four high school students, a Physical Education teacher and a Natural Science teacher participated in this research. Therefore, developing the SCIENTIFIC ESCAPE project, articulated with the teaching of science through investigation, makes learning more fun for students and allows them to feel motivated and interested in participating in the process of building their scientific knowledge.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.