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dc.contributor.advisorBottechia, Juliana Alves de Araújo-
dc.contributor.authorCosta, Bruno Cézar Alves da-
dc.identifier.citationCOSTA, Bruno Cézar Alves da. Fuga científica: uma proposta de ensino sobre estrutura atômica. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEssa proposta, desenvolvida na forma de Escape Room, articulada ao ensino de ciências por investigação teve como objetivo fazer com que os estudantes do ensino médio compreendessem conceitos básicos sobre a estrutura atômica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com delineamento de pesquisa participante e a proposta denominada FUGA CIENTÍFICA foi realizada em três etapas. Para a construção das informações da pesquisa, foram usadas diferentes técnicas: observação sistemática e narrativas, registradas em diário de campo, sobre cada etapa, além das produções dos alunos da ETAPA 3. Neste viés, o projeto ocorreu em um Centro Educacional do Distrito Federal. Participaram desta pesquisa quatro estudantes do Ensino Médio, uma professora de Educação Física e o professor de Ciências Naturais. Podemos inferir a partir das análises que o Escape Room: FUGA CIENTÍFICA mostrou-se uma estratégia de ensino efetiva, pois: 1. Possibilitou interação dos estudantes, estimulando experiências individuais, coletivas e sociais; 2. Aumentou o engajamento dos estudantes na mobilização de habilidades para resolução de problemas e 3. Compreensão de conteúdos curriculares utilizados, no caso desse estudo, sobre a estrutura atômica. Portanto, desenvolver o projeto FUGA CIENTÍFICA, articulado ao ensino de ciências por investigação torna a aprendizagem dos discentes mais divertida e permite que os estudantes se sintam motivados e interessados em participar do processo de construção do seu conhecimento científico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleFuga científica : uma proposta de ensino sobre estrutura atômicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T14:52:07Z-
dc.date.available2023-03-07T14:52:07Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34060-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This proposal, developed in the form of an Escape Room, articulated with the teaching of science through investigation, aimed to make high school students understand basic concepts about the atomic structure. The methodology used was qualitative, with a participant research design, and the proposal called SCIENTIFIC ESCAPE was carried out in three stages. For the construction of research information, different techniques were used: systematic observation and narratives, recorded in a field diary, about each stage, in addition to the productions of students from STAGE 3. In this vein, the project took place at the Supernova Educational Center in Taguatinga, Federal District. Four high school students, a Physical Education teacher and a Natural Science teacher participated in this research. Therefore, developing the SCIENTIFIC ESCAPE project, articulated with the teaching of science through investigation, makes learning more fun for students and allows them to feel motivated and interested in participating in the process of building their scientific knowledge.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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