Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bottechia, Juliana Alves de Araújo | - |
dc.contributor.author | Costa, Bruno Cézar Alves da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Bruno Cézar Alves da. Fuga científica: uma proposta de ensino sobre estrutura atômica. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa proposta, desenvolvida na forma de Escape Room, articulada ao ensino de
ciências por investigação teve como objetivo fazer com que os estudantes do ensino
médio compreendessem conceitos básicos sobre a estrutura atômica. A metodologia
utilizada foi a qualitativa, com delineamento de pesquisa participante e a proposta
denominada FUGA CIENTÍFICA foi realizada em três etapas. Para a construção das
informações da pesquisa, foram usadas diferentes técnicas: observação sistemática
e narrativas, registradas em diário de campo, sobre cada etapa, além das produções
dos alunos da ETAPA 3. Neste viés, o projeto ocorreu em um Centro Educacional do
Distrito Federal. Participaram desta pesquisa quatro estudantes do Ensino Médio, uma
professora de Educação Física e o professor de Ciências Naturais. Podemos inferir a
partir das análises que o Escape Room: FUGA CIENTÍFICA mostrou-se uma
estratégia de ensino efetiva, pois: 1. Possibilitou interação dos estudantes,
estimulando experiências individuais, coletivas e sociais; 2. Aumentou o engajamento
dos estudantes na mobilização de habilidades para resolução de problemas e 3.
Compreensão de conteúdos curriculares utilizados, no caso desse estudo, sobre a
estrutura atômica. Portanto, desenvolver o projeto FUGA CIENTÍFICA, articulado ao
ensino de ciências por investigação torna a aprendizagem dos discentes mais
divertida e permite que os estudantes se sintam motivados e interessados em
participar do processo de construção do seu conhecimento científico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Fuga científica : uma proposta de ensino sobre estrutura atômica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T14:52:07Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T14:52:07Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34060 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This proposal, developed in the form of an Escape Room, articulated with the teaching
of science through investigation, aimed to make high school students understand basic
concepts about the atomic structure. The methodology used was qualitative, with a
participant research design, and the proposal called SCIENTIFIC ESCAPE was carried
out in three stages. For the construction of research information, different techniques
were used: systematic observation and narratives, recorded in a field diary, about each
stage, in addition to the productions of students from STAGE 3. In this vein, the project
took place at the Supernova Educational Center in Taguatinga, Federal District. Four
high school students, a Physical Education teacher and a Natural Science teacher
participated in this research. Therefore, developing the SCIENTIFIC ESCAPE project,
articulated with the teaching of science through investigation, makes learning more fun
for students and allows them to feel motivated and interested in participating in the
process of building their scientific knowledge. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|