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Título: Estudo de caso de ensino aprendizagem da língua japonesa : RPG à luz do aspecto motivacional
Autor(es): Muço, Marilia Fatmira Costa
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Motivação na educação
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 6-Mar-2023
Referência: MUÇO, Marilia Fatmira Costa. Estudo de caso de ensino aprendizagem da língua japonesa: RPG à luz do aspecto motivacional. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como o jogo de RPG influencia na motivação e desenvolvimento linguístico dos alunos quando aplicados em uma sala de aula de língua estrangeira. A aplicação foi realizada com a turma de Japonês Básico 2 da UnB Idiomas, lecionada por professores-estagiários do Estágio Supervisionado 2 da graduação em Língua e Literatura japonesa pela Universidade de Brasília (UnB), da qual a pesquisadora e autora deste trabalho faz parte. Foram discutidas as principais teorias e hipóteses sobre motivação, aquisição linguística e o uso dos jogos no aprendizado, e em seguida colhidos os dados por meio de observação de aulas onde ocorreu a aplicação e um questionário de questões abertas utilizando a abordagem da pesquisa qualitativa participante. Os resultados obtidos depois da análise mostram que o jogo impacta positivamente no processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira e auxilia no desenvolvimento dos estudantes como falantes de uma segunda língua, mantendo a motivação e aprendizagem autônoma.
Abstract: The purpose of this research is to analyze how role-playing games influence students' motivation and linguistic development when applied in a foreign language classroom. The application was carried out with the Basic Japanese 2 class at UnB Idiomas, taught by teacher trainees of the Supervised Internship 2 of the Japanese Language and Literature undergraduate course at the University of Brasilia (UnB), of which the researcher and author of this paper is part. The main theories and hypotheses about motivation, language acquisition and the use of games in learning were discussed, and then the data was collected through observation of classes where a questionnaire with open questions was applied, using the qualitative participant research approach. The results obtained after the analysis show that the game positively impacts the foreign language teaching-learning process and assists in the development of students as second language speakers, maintaining motivation and autonomous learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.
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Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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