Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Takano, Yuko | - |
dc.contributor.author | Muço, Marilia Fatmira Costa | - |
dc.identifier.citation | MUÇO, Marilia Fatmira Costa. Estudo de caso de ensino aprendizagem da língua japonesa: RPG à luz do aspecto motivacional. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é analisar como o jogo de RPG influencia na motivação e
desenvolvimento linguístico dos alunos quando aplicados em uma sala de aula de
língua estrangeira. A aplicação foi realizada com a turma de Japonês Básico 2 da
UnB Idiomas, lecionada por professores-estagiários do Estágio Supervisionado 2 da
graduação em Língua e Literatura japonesa pela Universidade de Brasília (UnB), da
qual a pesquisadora e autora deste trabalho faz parte. Foram discutidas as principais
teorias e hipóteses sobre motivação, aquisição linguística e o uso dos jogos no
aprendizado, e em seguida colhidos os dados por meio de observação de aulas onde
ocorreu a aplicação e um questionário de questões abertas utilizando a abordagem
da pesquisa qualitativa participante. Os resultados obtidos depois da análise
mostram que o jogo impacta positivamente no processo de ensino aprendizagem de
língua estrangeira e auxilia no desenvolvimento dos estudantes como falantes de
uma segunda língua, mantendo a motivação e aprendizagem autônoma. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua japonesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso de ensino aprendizagem da língua japonesa : RPG à luz do aspecto motivacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T15:04:29Z | - |
dc.date.available | 2023-03-06T15:04:29Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34044 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this research is to analyze how role-playing games influence students'
motivation and linguistic development when applied in a foreign language classroom.
The application was carried out with the Basic Japanese 2 class at UnB Idiomas,
taught by teacher trainees of the Supervised Internship 2 of the Japanese Language
and Literature undergraduate course at the University of Brasilia (UnB), of which the
researcher and author of this paper is part. The main theories and hypotheses about
motivation, language acquisition and the use of games in learning were discussed,
and then the data was collected through observation of classes where a
questionnaire with open questions was applied, using the qualitative participant
research approach. The results obtained after the analysis show that the game
positively impacts the foreign language teaching-learning process and assists in the
development of students as second language speakers, maintaining motivation and
autonomous learning. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
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