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Título: Estudo experimental da perda de transmissão sonora de filtros acústicos reativos
Autor(es): Lisboa, Lorrhan Lucas Sousa NB
Orientador(es): Nunes, Maria Alzira de Araújo
Assunto: Filtro acústico
Método de Duas Cargas
Acústica
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 6-Mar-2023
Referência: LISBOA, Lorrhan Lucas Sousa. Estudo experimental da perda de transmissão sonora de filtros acústicos reativos. 2022. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os silenciadores automotivos podem ser filtros acústicos reativos ou dissipativos, sendo os reativos os mais comumente usados na aplicação veicular cujo seu mecanismo de atenuação sonora está associado às descontinuidades geométricas de seu interior, que causam diferentes impedâncias nas ondas sonoras incidentes e refletidas. Na pratica, seu funcionamento baseia-se no controle de ruído nos dutos de escape veicular pois estes atenuadores tem um maior desempenho em baixas frequências, que é justamente onde ocorre as maiores amplitudes dos ruídos de combustão. Em sistemas de exaustão veicular, o tipo de silenciador usado é o câmara de expansão, que consiste em expansão e contração súbita da sessão transversal do meio em que as ondas sonoras se propagam. Este tipo de silenciador dispensa o uso de materiais de absorção sonora pois suas cavidades e geometrias complexas já são suficientes para uma boa atenuação sonora. Neste trabalho são propostos 7 modelos de câmaras de expansão considerando elementos estendidos e perfurados em seu interior afim de que este seja uma alternativa viável no controle passivo do ruído de exaustão. Com o objetivo principal de determinar a perda de transmissão (Transmission Loss - TL) dos modelos de filtros acústicos propostos, sendo obtidos primeiramente de forma analítica através de equações advindas do Método da Matriz de Transferência (MMT) partindo do modelo câmara de expansão simples e câmara de expansão dupla com duto central como referência das variações propostas. Para validação analítica, posteriormente será projetada uma bancada experimental que proporciona a determinação da TL via Método de Duas Cargas. Com isso, é possível analisar o comportamento dos atenuadores e ao comparar com o analítico pode-se observar quais as influências causadas pelas complexidades geométricas impactam na TL.
Abstract: Automotive mufflers can be reactive or dissipative acoustic filters, the reactive ones being the most commonly used in vehicular application. Its sound attenuation is associated with the geometric discontinuities of its interior, which generate different impedances on the incident and reflected sound waves within himself. In practice, its operation is based on noise control of vehicle exhaust ducts, since these attenuators have a greater performance at low frequencies. This is precisely where the biggest amplitudes of combustion noises occur. In vehicle exhaust systems, the silencer used is the expansion chamber type, which consists of sudden expansion and contraction on the cross-section of the region in which the sound waves propagate. This type of silencer does not require the use of sound-absorbing materials, since its cavities and complex geometries are sufficient enough for a good sound attenuation. In this final paper, 9 models of expansion chambers are proposed, considering extended and perforated elements in their interior in order to be a viable alternative of passive control of exhaust noises. The main objective being the determination of the Transmission Loss - TL of the proposed acoustic filter models, which are first obtained analytically through equations that are derived from the Transfer Matrix Method (TMM), the simple and double expansion chamber models with central duct are used as reference of the variations proposed in this paper. In order to validate the experiment analytically, a test bench that provides the determination of the TL via the Two-Load Method will be designed, and it will be possible to analyze the behavior of the attenuators. When comparing the obtained experimental results with the analytical ones, the influences caused by the geometric complexities in the TL can be observed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2022.
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