Título: | Estudo experimental da perda de transmissão sonora de filtros acústicos reativos |
Autor(es): | Lisboa, Lorrhan Lucas Sousa NB |
Orientador(es): | Nunes, Maria Alzira de Araújo |
Assunto: | Filtro acústico Método de Duas Cargas Acústica |
Data de apresentação: | 26-Set-2022 |
Data de publicação: | 6-Mar-2023 |
Referência: | LISBOA, Lorrhan Lucas Sousa. Estudo experimental da perda de transmissão sonora de filtros acústicos reativos. 2022. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Os silenciadores automotivos podem ser filtros acústicos reativos ou dissipativos, sendo os
reativos os mais comumente usados na aplicação veicular cujo seu mecanismo de atenuação sonora está associado às descontinuidades geométricas de seu interior, que causam
diferentes impedâncias nas ondas sonoras incidentes e refletidas. Na pratica, seu funcionamento baseia-se no controle de ruído nos dutos de escape veicular pois estes atenuadores
tem um maior desempenho em baixas frequências, que é justamente onde ocorre as maiores amplitudes dos ruídos de combustão. Em sistemas de exaustão veicular, o tipo de
silenciador usado é o câmara de expansão, que consiste em expansão e contração súbita
da sessão transversal do meio em que as ondas sonoras se propagam. Este tipo de silenciador dispensa o uso de materiais de absorção sonora pois suas cavidades e geometrias
complexas já são suficientes para uma boa atenuação sonora. Neste trabalho são propostos 7 modelos de câmaras de expansão considerando elementos estendidos e perfurados
em seu interior afim de que este seja uma alternativa viável no controle passivo do ruído
de exaustão. Com o objetivo principal de determinar a perda de transmissão (Transmission Loss - TL) dos modelos de filtros acústicos propostos, sendo obtidos primeiramente
de forma analítica através de equações advindas do Método da Matriz de Transferência
(MMT) partindo do modelo câmara de expansão simples e câmara de expansão dupla
com duto central como referência das variações propostas. Para validação analítica, posteriormente será projetada uma bancada experimental que proporciona a determinação
da TL via Método de Duas Cargas. Com isso, é possível analisar o comportamento dos
atenuadores e ao comparar com o analítico pode-se observar quais as influências causadas
pelas complexidades geométricas impactam na TL. |
Abstract: | Automotive mufflers can be reactive or dissipative acoustic filters, the reactive ones being the most commonly used in vehicular application. Its sound attenuation is associated
with the geometric discontinuities of its interior, which generate different impedances on
the incident and reflected sound waves within himself. In practice, its operation is based
on noise control of vehicle exhaust ducts, since these attenuators have a greater performance at low frequencies. This is precisely where the biggest amplitudes of combustion
noises occur. In vehicle exhaust systems, the silencer used is the expansion chamber type,
which consists of sudden expansion and contraction on the cross-section of the region
in which the sound waves propagate. This type of silencer does not require the use of
sound-absorbing materials, since its cavities and complex geometries are sufficient enough
for a good sound attenuation. In this final paper, 9 models of expansion chambers are
proposed, considering extended and perforated elements in their interior in order to be a
viable alternative of passive control of exhaust noises. The main objective being the determination of the Transmission Loss - TL of the proposed acoustic filter models, which
are first obtained analytically through equations that are derived from the Transfer Matrix Method (TMM), the simple and double expansion chamber models with central duct
are used as reference of the variations proposed in this paper. In order to validate the
experiment analytically, a test bench that provides the determination of the TL via the
Two-Load Method will be designed, and it will be possible to analyze the behavior of the
attenuators. When comparing the obtained experimental results with the analytical ones,
the influences caused by the geometric complexities in the TL can be observed. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2022. |
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