Título: | Gamificação da disciplina de felicidade : desenvolvimento de uma rede social |
Autor(es): | Ribeiro, João Gabriel Saliba |
Orientador(es): | Silva, Wander Cleber Maria Pereira da |
Assunto: | Saúde mental Redes sociais |
Data de apresentação: | 20-Dez-2022 |
Data de publicação: | 3-Mar-2023 |
Referência: | RIBEIRO, João Gabriel Saliba. Gamificação da disciplina de felicidade: desenvolvimento de uma rede social. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A disciplina “Tópicos Especiais em Engenharia de Software” da turma “Felicidade” é uma das turmas mais requisitadas da Universidade de Brasília da Campus do Gama (FGA). Trata-se de uma disciplina voltada para a melhoria da saúde mental dos estudantes. Ela conta interações dentro e fora da sala de aula. Nesse sentido, foi desenvolvida uma rede social com o intuito de apoiar a disciplina, onde se mostra de grande utilidade, pois possibilita que alunos possam manter contato de modo mais rápido e motivador durante o semestre e também, ao finalizar a matéria, estreitar laços e ampliar amizades. Para seu desenvolvimento foram aplicadas técnicas de gamificação a fim de promover o engajamento dos usuários da rede e a motivação dos alunos para o cumprimento de atividades demandadas na matéria. Por fim, o presente trabalho levantou requisitos e desenvolveu uma proposta de uma rede social para ser adotada durante a oferta da disciplina. |
Abstract: | The discipline of “Special Topics in Software Engineering” of the “Happiness” class is one of the most sought classes at the University of Brasília at Campus Gama (FGA). It is a discipline aimed at improvingthe mental health of students. It has counts interactions inside and outside the classroom. In this sense, a social network was developed in order to support the discipline, where it proves to be very useful, as it allows students to keep in touch in a faster and more motivating way during the semester and also, at the end of the discipline, in addition, to strengthen ties and expand friendships. For its development, gamification techniques were applied in order to promote the engagement of network users and the motivatiom of students to fulfill the activities required in the discippline. Finally, this work raises requirements and developed a proposal for a social network to be adopted during the course offering. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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