Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoGabrielSalibaRibeiro.pdf3,66 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Wander Cleber Maria Pereira da-
dc.contributor.authorRibeiro, João Gabriel Saliba-
dc.identifier.citationRIBEIRO, João Gabriel Saliba. Gamificação da disciplina de felicidade: desenvolvimento de uma rede social. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA disciplina “Tópicos Especiais em Engenharia de Software” da turma “Felicidade” é uma das turmas mais requisitadas da Universidade de Brasília da Campus do Gama (FGA). Trata-se de uma disciplina voltada para a melhoria da saúde mental dos estudantes. Ela conta interações dentro e fora da sala de aula. Nesse sentido, foi desenvolvida uma rede social com o intuito de apoiar a disciplina, onde se mostra de grande utilidade, pois possibilita que alunos possam manter contato de modo mais rápido e motivador durante o semestre e também, ao finalizar a matéria, estreitar laços e ampliar amizades. Para seu desenvolvimento foram aplicadas técnicas de gamificação a fim de promover o engajamento dos usuários da rede e a motivação dos alunos para o cumprimento de atividades demandadas na matéria. Por fim, o presente trabalho levantou requisitos e desenvolveu uma proposta de uma rede social para ser adotada durante a oferta da disciplina.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.titleGamificação da disciplina de felicidade : desenvolvimento de uma rede socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T19:00:47Z-
dc.date.available2023-03-03T19:00:47Z-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34019-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The discipline of “Special Topics in Software Engineering” of the “Happiness” class is one of the most sought classes at the University of Brasília at Campus Gama (FGA). It is a discipline aimed at improvingthe mental health of students. It has counts interactions inside and outside the classroom. In this sense, a social network was developed in order to support the discipline, where it proves to be very useful, as it allows students to keep in touch in a faster and more motivating way during the semester and also, at the end of the discipline, in addition, to strengthen ties and expand friendships. For its development, gamification techniques were applied in order to promote the engagement of network users and the motivatiom of students to fulfill the activities required in the discippline. Finally, this work raises requirements and developed a proposal for a social network to be adopted during the course offering.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.