Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Wanderson Flor do | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Érisson Rodrigo Sousa | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Érisson Rodrigo Sousa. Sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no Novo Ensino Médio. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar a presença dos componentes de história
e cultura afro-brasileira e indígena em livros didáticos do novo Ensino Médio, a partir
de uma amostragem de coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do
Material Didático (PNLD), no último edital, buscando verificar em que medida o
material atende, em especial no que diz respeito ao componente curricular Filosofia,
agora no interior da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas às exigências do
artigo 26-A da LDB, inserido e modificado, respectivamente, pelas leis 10.639/2003 e
11.645/2008. Procura estabelecer um panorama resumido da construção da
educação no Brasil, em seu processo de colonização e após a independência,
abrangendo o importante PNLD até reforma do novo ensino médio, partindo da
hipótese de que o conteúdo didático pode influenciar de forma direta a identidade
dos alunos. A análise busca alertar sobre a necessidade da revisão dos conteúdos
filosóficos que abordam a temática africana, afro-brasileira e indígena, com o intuito
de fortalecer o ensino igualitário e justo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | História e cultura afrobrasileira e africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.title | Sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T17:38:51Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T17:38:51Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34007 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|