Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ErissonRodrigoSousaFerreira.pdf259,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.authorFerreira, Érisson Rodrigo Sousa-
dc.identifier.citationFERREIRA, Érisson Rodrigo Sousa. Sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no Novo Ensino Médio. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a presença dos componentes de história e cultura afro-brasileira e indígena em livros didáticos do novo Ensino Médio, a partir de uma amostragem de coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), no último edital, buscando verificar em que medida o material atende, em especial no que diz respeito ao componente curricular Filosofia, agora no interior da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas às exigências do artigo 26-A da LDB, inserido e modificado, respectivamente, pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Procura estabelecer um panorama resumido da construção da educação no Brasil, em seu processo de colonização e após a independência, abrangendo o importante PNLD até reforma do novo ensino médio, partindo da hipótese de que o conteúdo didático pode influenciar de forma direta a identidade dos alunos. A análise busca alertar sobre a necessidade da revisão dos conteúdos filosóficos que abordam a temática africana, afro-brasileira e indígena, com o intuito de fortalecer o ensino igualitário e justo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistória e cultura afrobrasileira e africanapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.titleSobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no Novo Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T17:38:51Z-
dc.date.available2023-03-03T17:38:51Z-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34007-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.