Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34006
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DiegoDeSouzaGomes.pdf762,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: TIC’s no ensino de Filosofia : a influência da tecnologia em sala de aula para a transformação do ensino e mudanças de paradigmas
Outros títulos: ICTs in Philosophy teaching : the influence of technology in the classroom for the transformation of teaching and paradigm shifts
Autor(es): Gomes, Diego de Souza
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Filosofia - estudo e ensino
Tecnologia da informação e comunicação
Mudanças de comportamento
Data de apresentação: 5-Out-2022
Data de publicação: 3-Mar-2023
Referência: GOMES, Diego de Souza. TIC’s no ensino de Filosofia: a influência da tecnologia em sala de aula para a transformação do ensino e mudanças de paradigmas. 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O contexto em que essa pesquisa surgiu foi derivado do período realizado de estágios obrigatórios da disciplina de filosofia em sala de aula no período pré-pandemia e em salas virtuais durante a pandemia. A partir da percepção que alguns alunos tinham mais contato com tecnologias e usavam para se divertirem, mas em alguns momentos para estudarem. Surgiu a dúvida de quais tecnologias poderiam ser usadas em sala de aula para promover um ambiente de aprendizado mais saudável e serem um meio facilitador para os alunos da disciplina conseguirem progredir e se interessarem pelos conteúdos à medida que exercem um papel mais ativo com relação ao pensamento filosófico. Esse trabalho busca apresentar quais tecnologias da informação e comunicação podem ajudar no ensino de filosofia e também como promovem mudanças com relação aos paradigmas enfrentados por alunos e professores. E além disso, busca reconhecer se as experiências realizadas por docentes e/ou pesquisadores trouxeram resultados satisfatórios para o ensino e aprendizagem na disciplina de filosofia.
Abstract: The context in which this research emerged was derived from the period of mandatory internships of the discipline of philosophy in the classroom in the pre-pandemic period and in virtual rooms during the pandemic. From the perception that some students had more contact with technologies and used them to have fun, but at times to study. The question arose as to which technologies could be used in the classroom to promote a healthier learning environment and be a facilitator for students of the discipline to be able to progress and become interested in the contents as they play a more active role in relation to thinking. philosophical. This work seeks to present which information and communication technologies can help in the teaching of philosophy and also how they promote changes in relation to the paradigms faced by students and teachers. Furthermore, it seeks to recognize whether the experiences carried out by teachers and/or researchers have brought satisfactory results for teaching and learning in the discipline of philosophy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.