Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Pedro Ergnaldo | - |
dc.contributor.author | Gomes, Diego de Souza | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Diego de Souza. TIC’s no ensino de Filosofia: a influência da tecnologia em sala de aula para a transformação do ensino e mudanças de paradigmas. 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O contexto em que essa pesquisa surgiu foi derivado do período realizado de
estágios obrigatórios da disciplina de filosofia em sala de aula no período
pré-pandemia e em salas virtuais durante a pandemia. A partir da percepção que
alguns alunos tinham mais contato com tecnologias e usavam para se divertirem,
mas em alguns momentos para estudarem. Surgiu a dúvida de quais tecnologias
poderiam ser usadas em sala de aula para promover um ambiente de aprendizado
mais saudável e serem um meio facilitador para os alunos da disciplina conseguirem
progredir e se interessarem pelos conteúdos à medida que exercem um papel mais
ativo com relação ao pensamento filosófico.
Esse trabalho busca apresentar quais tecnologias da informação e comunicação
podem ajudar no ensino de filosofia e também como promovem mudanças com
relação aos paradigmas enfrentados por alunos e professores. E além disso, busca
reconhecer se as experiências realizadas por docentes e/ou pesquisadores
trouxeram resultados satisfatórios para o ensino e aprendizagem na disciplina de
filosofia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mudanças de comportamento | pt_BR |
dc.title | TIC’s no ensino de Filosofia : a influência da tecnologia em sala de aula para a transformação do ensino e mudanças de paradigmas | pt_BR |
dc.title.alternative | ICTs in Philosophy teaching : the influence of technology in the classroom for the transformation of teaching and paradigm shifts | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T17:32:40Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T17:32:40Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34006 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The context in which this research emerged was derived from the period of
mandatory internships of the discipline of philosophy in the classroom in the
pre-pandemic period and in virtual rooms during the pandemic. From the perception
that some students had more contact with technologies and used them to have fun,
but at times to study. The question arose as to which technologies could be used in
the classroom to promote a healthier learning environment and be a facilitator for
students of the discipline to be able to progress and become interested in the
contents as they play a more active role in relation to thinking. philosophical.
This work seeks to present which information and communication technologies can
help in the teaching of philosophy and also how they promote changes in relation to
the paradigms faced by students and teachers. Furthermore, it seeks to recognize
whether the experiences carried out by teachers and/or researchers have brought
satisfactory results for teaching and learning in the discipline of philosophy. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|